Pessoal

Retomando o Hábito da Escrita

Umas das coisas mais importantes que eu estou buscando realizar este ano é voltar a escrever regularmente. Os últimos seis anos da minha vida foram uma legítima bagunça, mas eu finalmente consegui colocar ordem na casa e agora as coisas parecem estar novamente em seu devido lugar. Depois de encerrar um grande capítulo da minha vida com a conclusão do meu curso aqui no exterior e o meu visto de residente permanente, chegou a hora de focar um pouco mais em lazer e nas coisas que eu amo fazer.

Entre todas, a maior delas: escrever.

Depois de tanto tempo sem sentar na frente do computador para escrever, eu espero que este ano seja diferente. Ainda é um pouco difícil incluir isto na minha rotina de forma natural, mas eu vou continuar forçando de pouquinho em pouquinho, até isso virar algo automático novamente. Eu sinto que minha escrita anda bastante enferrujada e que eu perdi a fluidez da minha voz — e isso me incomoda bastante. No entanto, eu sei que assim que eu retomar a prática, a fluidez volta também. Oremos.

Desta vez, o meu foco não é o blog. Eu até pensei em tirar o blog do ar, para ser honesta, mas eu não vou fazer isso agora. Talvez daqui alguns meses, ou no ano que vem. Não sei se faz sentido eu continuar postando aqui quando eu tenho optado por não compartilhar mais muito da minha vida — online e offline. Tem algumas coisas mudando para mim, e eu tenho planos diferentes para o futuro. Por enquanto, tudo é incerto.

A única coisa que eu tenho certeza é que chegou a minha hora de colocar no papel tudo o que eu tenho guardado por tantos anos dentro da minha cabeça. Eu quero voltar a escrever os meus pensamentos, meus contos e minhas estórias. Talvez, finalmente, o meu primeiro livro. Se Deus quiser, o meu primeiro livro.

Eu sinto que coisas boas estão vindo em minha direção. Enquanto eu continuo caminhando em busca dos meus sonhos, eu quero dedicar algumas horas da minha semana para simplesmente escrever. Sem pressão, sem pressa. Só sentar e escrever.

Pode ser que eu continue meio sumida do blog, pode ser que eu volte a postar com mais frequência. Eu não prometo nada. A minha única promessa de agora é que eu vou voltar a escrever. E eu vou fazer isso por mim, e para mim. Escrever, seja o que for.

8 Comentários

  • adriel

    oie!

    fê, eu ando com uma relação meio estranha com a escrita tbm. nas minhas análises, tenho percebido q ao trampar escrevendo pros outros, já não vejo mais graça (?) ou encontro tempo pra fazer coisas pra mim com a frequência q gostaria. e isso é péssimo, pq afeta o meu lado profissional tbm.

    o q estou fazendo é o mesmo q vc: tentar colocar a escrita criativa como hábito diário até se tornar algo natural.

    sobre o lance de fechar o blog, isso tbm já passou pela minha mente. mês passado mesmo, antes de renovar o domínio, eu me questionei se continuaria ou não. a conclusão foi que ele ainda faz sentido com o meu propósito na internet, mas se um dia não o fizer, a sigla que criei (NVCD) está colada no meu corpo, em uma tatuagem.

    precisando conversar, trocar figurinhas, pautas ou ideias, meu e-mail é esse do comentário. ficaria muito feliz em trocar aqueles e-mail bíblía como antigamente. 😉

    bj!

    • Fernanda Ene

      Oi, Adriel. Tudo bem? Sim, eu também acho que ainda não é o momento de fechar o blog, mas é algo bastante possível de acontecer nos próximos meses ou anos. Por agora, eu ainda quero manter o blog aqui, mesmo que eu não continue postando com frequência. Porém, como eu disse, o meu foco agora é a escrita, e não mais o blog em si. Talvez, no futuro, o blog vire apenas um site para eu postar os meus contos, e não mais para falar sobre a minha vida pessoal, sabe? Eu tenho pensado muito sobre isso. Querendo me escrever e trocar figurinhas (e desabafos), o meu email é o mesmo de sempre também. Pode escrever que eu respondo, e daí retomamos as nossas bíblias. Espero que esteja tudo bem por aí. Um beijo e uma ótima semana para você! <3

    • Fernanda Ene

      Oi, Emerson. Obrigada por mais um comentário aqui no blog. Sim, escrever é libertador mesmo — e eu tenho sentido falta disso. Agora que deu uma acalmada na correria do trabalho por aqui, eu vou focar bastante nisso. Pode deixar! Beijos e uma ótima semana para você também! 🙂

  • karolini barbara

    Te compreendo!
    Eu tenho um livro que venho publicando lá no Wattpad, e meu ritmo de escrita simplesmente diminuiu. Não me sinto com vontade o suficiente para encerrar a história (que já tem o final), até estipulei a meta de escrever um capítulo por mês, mas ainda não está fluindo.
    Bom, eu comecei a escrever em um diário, já que não tenho tido vontade de escrever nem poesia, prosas e terminar o livro, a inspiração simplesmente desapareceu.
    O único local mesmo que venho conseguindo escrever com mais afinco é o blog, que também já pensei em desativar, mas ao mesmo tempo decidi não fazê-lo. Porque gosto de verdade do meu cantinho. huahuahuahua
    Ah! Pois espero que a escrita flua muito bem para ti agora!

    Blogger | Instagram | Pinterest

  • K.

    me vi muito no seu post, porque nos últimos 6 anos minha vida também foi uma bagunça (haha) e me vi afastada demais do blog e da escrita. resolvi retomar isso esse ano e tenho AMADO voltar a escrever. mas no meu caso, é no blog mesmo. e tem sido maravilhoso esse reencontro. boa sorte com seus planos <3

  • Aline

    Retomar hábitos é tão difícil quanto começar novos hábitos. Escrever é muito importante para mim então entendo quando você diz que quer fazer isso de verdade, para você.
    Espero que aos poucos, mas com constância, você retome sua escrita, porque é libertador poder colocar no papel (ou na tela) tudo o que grita dentro da gente.

    Um beijo!

  • Camila Faria

    Oi Fernanda! Eu sinto que escrever é um hábito que precisa de certa constância mesmo. Toda vez que eu paro por um longo período, percebo que o “retorno” é difícil ~ parece MESMO que a gente perdeu a voz. Mas a boa notícia é que ela volta logo logo, a prática é um santo remédio. Boa sorte nessa fase nova da sua vida. <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *