php echo do_shortcode('[contact-form-7 id="19674" title="newsletter-signup"]');
-->
3 de maio de 2018

Segundo Ano da Faculdade Concluído

Apesar de parecer que eu cheguei ontem aqui em Toronto, o tempo anda passando bem rápido... Semana passada, eu concluí o segundo ano da minha faculdade de Design Gráfico, na Centennial College, e agora estou na reta final do curso. Em setembro, eu inicio o último semestre de aulas e, por fim, tenho o trabalho de conclusão e o estágio supervisionado. Nossa, não vejo a hora!

O primeiro ano do curso foi bem puxado, principalmente porque eu ainda estava me adaptando à minha nova rotina de aulas em turno integral (cerca de 18h por semana), trabalho e tarefas de casa. É complicado quando você mora sozinha e tem um cachorro, porque o dia não é longo o suficiente para fazer tudo o que é preciso e, quando você tem um tempinho livre, o cansaço te derruba categoricamente.

O segundo semestre da faculdade, que ocorreu de janeiro a abril de 2017, foi o pior para mim. Além da gigantesca quantidade de projetos para entregar toda semana, com prazos sempre apertadíssimos, o frio do inverno polar do Canadá não ajuda muito com o ânimo. Você só quer ficar no quentinho de dentro de casa, comendo chocolate e vendo filmes. Quando as aulas acabaram, eu comemorei muito.

Segundo Ano da Faculdade Concluído

Quatro meses depois, em setembro de 2017, eu comecei o terceiro semestre. O segundo ano de curso é sempre mais fácil, porque você já tem uma boa ideia do que vem pela frente: conhece os professores, os colegas e o nível de projetos que terá que fazer. No entanto, lá em meados de outubro, as faculdades de Ontario entraram de greve e bagunçaram toda a agenda do semestre. As aulas, que deveriam ter acabado na metade do mês de dezembro, foram prolongadas até a segunda semana de janeiro. Depois de apenas uma semana de férias, nós já voltamos para o quarto semestre.

Preciso dizer que eu já comecei o quarto semestre esgotada? Apesar de eu ter conseguido eliminar duas disciplinas da minha grade de aulas, comprovando minha proficiência nos tópicos abordados, este foi um semestre pesado para mim. Fevereiro e março foram meses difíceis, cheios de sentimentos dolorosos e apertos no peito, mas eu consegui dar a volta por cima. Agora eu estou num momento mais calmo, em paz com o meu pobre coração, e feliz por ter sobrevivido a mais um inverno gélido de Toronto. Contente por ter encerrado o segundo ano de faculdade e pronta para embarcar na etapa final desta aventura de voltar à faculdade depois de já ter dois diplomas na mão...

Mesmo já tendo uma boa bagagem de design, eu estou aprendendo bastante coisas novas. Aprimorando meus conhecimentos em Photoshop, Illustrator e InDesign, e colocando em prática o lado mais criativo do design (impressos, editoriais, identidades visuais e embalagens), em contraste com a lado mais funcional e tecnológico, com o combo de web design, UI e UX, que é a área em que eu atuo há 10 anos.

De acordo com os meus professores, eu só preciso definir o caminho que eu quero percorrer daqui para frente e aproveitar o último ano da faculdade para aperfeiçoar os meus conhecimentos e solidificar o meu estilo pessoal. Na última semana de aula, a coordenadora do curso (e, ahem, minha professora favorita) me enviou um e-mail avisando que eu fui escolhida para receber o prêmio de Empreendedorismo e Inovação em Design Gráfico deste ano. Além disso, eu também ganhei uma bolsa de estudos de $500 por méritos acadêmicos — as melhores notas entre os alunos internacionais da Escola de Comunicação, Mídia, Artes e Design da Centennial College. Encerrei o segundo ano em grande estilo, eu diria.

Agora eu tenho quatro meses de férias antes de voltar às aulas... Eu seguirei trabalhando nos meus dois empregos, mas terei um pouco mais de tempo para sair e me divertir, ler livros, assistir filmes e seriados, descansar a cabeça, viajar (se Deus quiser) e escrever no blog. Afinal de contas, eu mereço.

O terceiro e último ano da faculdade inicia em setembro e eu espero que demore bastante para chegar. Quero aproveitar o verão e cada segundo desses meses de férias que eu tenho pela frente... Ai, ai.

[gs_lp_like_post]
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comentários em "Segundo Ano da Faculdade Concluído"
  • Oi Fê! Que árduo caminho que você está percorrendo, mas o tão desejado retorno virá. Sempre tive curiosidade para saber esses detalhes que você vem contanto aqui no blog, tomara que com maior frequência agora que as coisas estão acalmando. Você se desdobra para fazer tanto em pouco tempo, muito merecido o prêmio e a bolsa de estudos! Parabéns!! Aproveite o máximo possível esses meses de férias. Espero poder te conhecer pessoalmente e irmos passear. Se não fosse conversar com você no whats, passando sua opinião e informações, eu já tinha desistido de fazer intercâmbio para Toronto (como já te falei rs). Né fácil não! Um beijão para você e a fofa Lica.

    • Oi Mari! Não tem sido fácil mesmo, mas a recompensa está a caminho... O importante é estar preparada para o que vier e seguir batalhando para tornar o sonho realidade. Estou contente que você está vindo para cá também (depois de meses de dúvidas, inseguranças e planos, né?) e, pode ter certeza, vamos fazer muitos passeios juntas. Beijos, beijos.

  • Oiii!! Tudo bem??

    Nossa que puxado!! 😱 No fim é um alívio, não é? Ver que todo o esforço vale a pena! Tenho certeza que você será uma pessoa de sucesso aí no Canadá e estou torcendo muito por isso! Eu finalmente consegui um emprego aqui na Irlanda e agora estou aguardando o visto (o processo demora pra caramba, um absurdo!! hahaha). Adoro ler seus posts sobre o Canada (e tbm os outros), guardei aqui o da série the 100 para ler depois, pois preciso voltar a assistir!

    Boas férias mto merecidas para você, aproveite muito!

    bjão!

  • wooow, parabéns pelo desempenho ♥

    tem semestre que a gente super se sobrecarrega e depois fica tentando entender como foi que venceu tudo aquilo né? HAHAHA aaah, a faculdade! eu tô na metade do meu curso e ao mesmo tempo que quero que acabe logo (agradecendo aqui por ter acabado de entrar de férias!) também sinto que vai rolar muita saudade e que logo em seguida vou me enfiar em alguma coisa HAHAHA