php echo do_shortcode('[contact-form-7 id="19674" title="newsletter-signup"]');
-->
6 de setembro de 2018

O Toronto International Film Festival (TIFF) de 2018 começa hoje

Todo ano, desde 1976, Toronto recebe um dos maiores eventos da indústria cinematográfica do mundo no mês de setembro: o Toronto International Film Festival, ou simplesmente TIFF. No ano passado, eu lembrei de me inscrever a tempo para participar como voluntária no festival e foi uma experiência bem diferente e divertida para mim. Portanto, eu resolvi fazer o repeteco este ano e estarei vestida de tangerina por alguns dias nas próximas semanas durante o festival.

TIFF 2018

Fonte: Toronto Food Trucks

O TIFF recebe filmes do mundo inteiro e é palco de lançamentos antecipados e estréias de filmes bastante aguardados pelos cinéfilos de plantão. Em 2017, eu não tive muito tempo de para pesquisar informações e conhecer os filmes antes do festival, então acabei nem assistindo nada durante os 11 dias de evento — um grande erro, por sinal. Este ano, eu já estava preparada e fiz o meu tema de casa direitinho: pesquisei todos os títulos, fiz listas de filmes para assistir, e conferi as datas e horários de estreias e tapetes vermelhos dos filmes mais bam-bam-bans. Preciso dizer que estou animada? OMG! :love:

Este ano, o festival trará mais de 250 títulos, entre eles “Beautiful Boy”, “Life Iteself”, “Widows” e “A Star Is Born”. Os ingressos foram disponibilizados para o público em geral hoje de manhã, mas grande parte dos filmes já estão esgotados, por conta da pré-venda para membros do TIFF. Eu consegui comprar ingressos para três filmes da minha lista, mas não para os que eu estava mais ansiosa para assistir. #chateada

Beautiful Boy
Beautiful Boy (2018)

Fonte: IMDB

“Beautiful Boy” é apenas o filme que eu mais quero assistir este ano. É um drama baseado em fatos reais, inspirado nos livros de David Sheff e Nic Sheff, que conta as adversidades vividas por um jovem viciado em metanfetamina, em busca da sobriedade, e os momentos angustiantes que seu pai enfrenta por não saber se o filho sairia vivo depois de vários relapsos com a droga. O filme traz no elenco Steve Carell, Timothée Chalamet, Maura Tierney e Amy Ryan, e foi dirigido por Felix Van Groeningen.

A Star Is Born
A Star Is Born (2018)

Fonte: TV Media

No dia em que eu assisti o trailer deste filme, ele imediatamente foi para a minha lista de estreias favoritas para este ano. Eu nem precisaria saber detalhes da história, por que quem se importa com isso quando se tem Lady Gaga e Bradley Cooper em um filme musical? Well, I'm in... Trocando em miúdos, o filme retrata a jornada de um cantor de country ajudando uma nova artista a alcançar o estrelato, ao mesmo tempo em que sua carreira chega ao fim por conta de alcoolismo. O filme foi co-escrito e dirigido pelo próprio Bradley Cooper, que divide a telinha com a musa Lady Gaga e Sam Elliott.

The Public
The Public (2018)

Fonte: Medium

Estrelado por Alec Baldwin, Michael Kenneth Williams, Emilio Estevez e Jena Malone, “The Public” conta a história de um grupo de moradores de rua que decidem fazer da biblioteca pública de Cincinnati, em Ohio, o seu abrigo durante uma noite de frio intenso na cidade. A polícia é chamada para resolver a situação, no entanto, os funcionários da biblioteca acabam apoiando e defendendo os sem-teto, tornando a situação ainda mais complicada. Eu já comprei o meu ingresso e vou assistir o filme no dia 14 de setembro, no Elgin Theatre. A direção é de Emilio Estevez.

Widows
Widows (2018)

Fonte: Harper's Bazaar

Quando um roubo monumental acaba com um fim trágico e a morte do líder e seu integrantes, as quatro viúvas decidem aceitar o desafio e terminar o trabalho que não deu certo. O filme conta com um elenco de peso, incluindo Viola Davis, Liam Neeson, Michelle Rodriguez, Colin Farrell, Daniel Kaluuya e Robert Duvall. Preciso dizer mais? Na minha opinião, este deve ser um grande candidato ao Oscar ano que vem.

Life Itself
Life Itself (2018)

Fonte: Engadget

Do mesmo criador do seriado This Is Us, “Life Itself” relata a história do casal Will e Abby, desde o namoro na época de faculdade, o casamento, até o nascimento do seu primeiro filho, e todos os desdobramentos que acontecem em suas vidas — e na vida de outras pessoas — por conta das suas escolhas ao longo dos anos. Esse deve ser um filme bem emotivo, apesar do leve teor de comédia romântica, do tipo que te faz chorar e refletir sobre a vida... No elenco, temos a maravilhosa Olivia Wilde, Oscar Isaac, Annette Bening e Antonio Banderas. O filme foi escrito e dirigido por Dan Fogelman.

First Man
First Man (2018)

Fonte: First Man

Ryan Gosling é Neil Armstrong, o primeiro astronauta a colocar os pés na lua. O filme ilustra a jornada deste funcionário da NASA e todos desafios e dificuldades que enfrenta para tornar possível uma das missões mais arriscadas da humanidade na época. “First Man” ainda estrela Claire Foye e Jason Clarke.

Shadow
Shadow (2018)

Fonte: China Underground

“Shadow” é um filme chinês e tem um enredo bastante, digamos, interessante. Este não é o tipo de filme que costuma me chamar a atenção, mas o trailer me deixou bem curiosa. Durante o período de Três Reis na China, um ambicioso rei se prepara para uma batalha perigosa, que pode colocar toda a sua gente em risco. Não consegui comprar ingresso para este filme, mas quero ver se consigo assistir durante o festival com os meus vouchers, porque estou bem ansiosa para ver como termina.

Outros Lançamentos Interessantes

Além dos filmes mais cotados, que são apresentações de gala com direito à tapete vermelho, aparição do grande elenco e diretores e exibidos em horário nobre, existem vários outros filmes bem interessantes que estreiam no TIFF neste ano, porém não ganham tanta atenção nos holofotes.

High Life
Um filme de sci-fi sobre um grupo de criminosos que aceita uma missão perigosa no espaço em troca de sua liberdade, porém se depara com uma situação difícil e inesperada, quando uma tempestade de raios cósmicos atinge sua nave. Com Robert Pattinson e Juliette Binoche. Direção de Claire Denis.

Anthropocene: The Human Epoch
Uma colaboração entre três diretores que mostra os efeitos da industrialização, extração de matéria-prima e mudanças em nosso meio ambiente. Não é o tipo de coisa que eu costumo assistir, mas eu coloquei na lista porque o documentário tem uma fotografia maravilhosa... Aperta o play aí e confere!

Ben Is Back
O filho problemático volta para casa para passar o natal com a família e, apesar de a mãe o receber de braços aberto, o resto da família fica com o pé atrás sobre o retorno do garoto. Para lidar com a situação, eles estabelecem regras para evitar qualquer problema com Ben e garantir a segurança de todos. Com Julia Roberts e Lucas Hedges. Direção de Peter Hedges.

Can You Ever Forgive Me?
Uma biógrafa desempregada decide forjar cartas históricas como forma de ganhar de dinheiro e conseguir pagar suas contas. No entanto, o seu sucesso começa a chamar a atenção de várias pessoas e ela precisa ser discreta para não ter o seu segredo desvendado. A história é baseada em fatos reais e foi inspirado no memoir de mesmo nome, lançado em 2008. No elenco, Melissa McCarthy, Richard E. Grant e Jane Curtin. Direção de Marielle Heller.

Colette
Sidonie-Gabrielle Colette casa-se com Willy, um charmoso e mais velho editor. Incentivada pelo esposo, ela se lança como autora através do codinome Claudine. Ela vira um tremendo sucesso em Paris, com as jovens leitoras principalmente, mas começa a perceber que sua relação com Willy se tornou destrutiva. O filme é baseado em fatos reais e mostra a transformação da autora para mostrar o seu talento e revelar a sua verdadeira identidade. Com Keira Knightley e Dominic West. Direção de Wash Westmoreland.

The Hate U Give
Baseado no livro do mesmo nome, da autora Angie Thomas, o filme conta a história da adolescente Starr Carter, negra, 16 anos, que presencia a morte do seu amigo de infância ao ser parado no trânsito por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal, por ser a única pessoa presente no incidente, e lutar pela honra do seu amigo, mesmo não confiando que o sistema fará justiça do caso. No elenco, temos Amandla Stenberg, Regina Hall, Lamar Johnson e o rapper Common. Direção de George Tillman, Jr.

Filmes Canadenses

Já que o festival acontece em Toronto, existe um grande número de filmes canadenses sendo lançados no TIFF nesta próxima semana. Eu fiz questão de assistir diversos trailers entre os títulos e confesso que achei alguns bem interessantes. Segue o resumo dos que entraram para a minha listinha...

The Grizzlies
Kugluktuk é uma cidade ao norte dos Estados Unidos e possui um índice de suicídio bastante alto. Para lidar com esse problema e contornar os diversos problemas sociais enfrentados pelos jovens, um novato professor introduz um programa de lacrosse na escola. No início, o programa é recebido com críticas, mas a insistência do professor faz com que o time, chamado Grizzlies, dê a volta por cima e use o esporte para extrapolar suas emoções. Direção de Miranda de Pencier.

The Death and Life of John F. Donovan
John F. Donovan é um ator de filme e televisão, que se corresponde com um garoto britânico de 11 anos por cerca de 5 anos, e morre sozinho depois de algum tempo. Anos mais tarde, o garoto inicia sua própria carreira como ator e escreve um memoir sobre a sua época de correspondência com Donovan. Em uma entrevista, ele revela vários detalhes sobre a vida do ator, que geram polêmicas sobre as escolhas que o ator fez durante sua fama. Com Kit Harington, Jacob Tremblay, Natalie Portman e Susan Sarandon. Direção de Xavier Dolan.

Clara
O astrônomo Isaac Bruno é obcecado por encontrar outras formas de vida no universo. Quando conhece Clara, uma artista de mente aberta e com um dom para observar padrões, os dois começam um parceria inusitada em busca de uma descoberta monumental que comprove suas teorias. Com Troian Belissario e Patrick J. Adams. Direção de Akash Sherman.

O festival começa hoje, dia 6 de setembro, com a estreia do filme Outlaw King, estrelando Chris Pine, Aaron Taylor-Johnson, Billy Howle e Florence Pugh. Eu não vou conseguir assistir nada neste primeiro dia de TIFF, porque tenho aula até às oito da noite hoje. #mimimi

Minha peregrinação começa amanhã, quando “Beautiful Boy” estreia e tem dois tapetes vermelhos com o grande elenco, incluindo Steve Carrel, Timothée Chalamet, Maura Tierney e Amy Ryan. No sábado, não vai ter tapete vermelho, mas já foi confirmado que o Timmy estará presente na sessão, então eu farei turno de paparazzi por lá também. Me deixem!

Meu primeiro turno como voluntária começa neste domingo e estarei por lá todas as manhãs até sexta. No domingo, 16 de setembro e último dia do festival, eles farão uma sessão exclusiva para os voluntários para mostrar o filme escolhido pelo público como o melhor do festival. Eu já estou fazendo corrente de orações para que o escolhido seja “Beautiful Boy”, porque essa será minha única chance de assistir antes da estreia nos cinemas, em 12 de outubro. WISH ME LUCK! 😉

[gs_lp_like_post]
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário em "O Toronto International Film Festival (TIFF) de 2018 começa hoje"