php echo do_shortcode('[contact-form-7 id="19674" title="newsletter-signup"]');
-->
15 de julho de 2020

“Kanden”, novo single do Kenshi Yonezu

Tempo de Leitura: 4 min

No dia 26 de junho de 2020, aconteceu a estreia do drama japonês MIU404, que ganhou como tema uma música escrita e composta pelo meu queridinho Kenshi Yonezu. "Kanden" — ou “Electric Shock”, título em inglês — é a terceira música que ele compõe para uma série de televisão. Eu sou meio suspeita para falar, mas a música foi extremamente bem recebida pelo público japonês e já virou hit por lá...

Eu consegui um link na internet para assistir o primeiro episódio da série em tempo real, porque eu estava ansiosa para ouvir a música. Em poucos minutos, assim que a música começou a tocar no final do episódio, a série MIU404, “Kanden” e o Kenshi Yonezu já apareceram nos trending topics do Twitter. Os fãs do cantor (me inclua nessa lista, por favor) estavam enlouquecidos com o novo single, que tem uma sonoridade bem diferente das outras músicas dele... Eu amei! :heart:

Alguns dias mais tarde, o Kenshi anunciou pelo Twitter — em código morse, diga-se de passagem — que o clipe da música seria lançado no dia 10 de julho, às 10 da noite. Em menos de duas horas, o vídeo alcançou 1 milhão de visualizações, sendo o recorde (de tempo) do cantor.

Além de ser um gênio em suas composições e produções musicais, o Kenshi sempre lança clipes que se destacam muito na mídia lá pelo Japão, por serem inusitados. “Kanden” é mais um deles. Para começar, o vídeo mostra o Kenshi tendo um “surto psicótico” na frente da câmera, rindo e fazendo caretas... A história começa, de fato, com um carro entrando em um estacionamento coberto, onde ele se depara com uma outra versão dele mesmo, que começa a cantar e dançar em volta do carro.

Em seguida, personagens metálicos aparecem e começam a dançar perto dele. O cenário de fora do carro segue alternando entre o estacionamento, uma auto lavagem de carros e um parque de diversão, cheio de luzes piscantes, dançarinos brilhantes e até um Kenshi levitante. Momentos depois, começa a sair fumaça do motor e ele sai de dentro do carro, correndo pelo estacionamento, até encontrar o mesmo carro parado em outro local (que, na verdade, é o mesmo local que ele estava antes). Ele entra no carro e o motor funde de novo, e ele é levado de volta para o parque de diversão. O vídeo termina com a mesma cena inicial: ele parando do lado da porta do carro, onde tudo começou — bem típico nos clipes dele.

Kenshi Yonezu sorrindo em frente a uma câmera, um feito inédito e raríssimo
A cena do gatinho, onde ele canta “nyan nyan nyan” (miau miau miau) na letra da música
Kenshi levitando no parque de diversões, cena que gerou burburinho na internet

Na minha opinião, ele lacrou com esse clipe. A música, por si só, já é ótima, com um ritmo bem para cima e contagiante, um refrão chiclete (no bom sentido) e uma letra diferenciada, que casa bem com o tema da série para a qual foi escrita. Para mim, o fato dele ter adicionado instrumentos de sopro na composição fez toda a diferença. Além dos trompetes, saxofones e trombones, tem vários outros sons bem peculiares na música: latidos, miados, britadeiras, sinos e até um barulho que parece de um dos jogos do Super Mario. Hahaha! Ele sempre me ganha nos detalhes.

Alguns dias atrás, ele conseguiu superar 5 milhões de inscrições no YouTube, sendo o artista japonês com o maior número de inscritos em seu canal. Ontem, ele postou no Twitter que o clipe da música excedeu 10 milhões de visualizações. E, hoje pela manhã, a Billboard Japan anunciou que “Kanden” se tornou a música com o maior número de downloads nesta semana, ocupando o primeiro lugar do Top 100 Japan — mais de 150 mil downloads, mais de cem mil a mais do que o segundo lugar da lista. Gênio!

“Kanden” é a faixa número 3 do quinto álbum de estúdio do cantor, STRAY SHEEP, que vai ser lançado no próximo dia 5 de agosto. Eu estou aguardando ansiosamente por esse lançamento, principalmente porque serei presenteada com um dueto do Kenshi com o Yojiro Noda, vocalista da banda japonesa RADWIMPS, que eu também amo de paixão. Nossa, são muitas emoções.

Enquanto isso, eu sigo ouvindo “Kanden” em loop e tentando decorar a letra, que é difícil de cantar, porque o Kenshi fala muito rápidooooo... Hahaha! Mas eu vou conseguir, deixa pra mim! :happy:

Gostou deste post?
(1)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comentários em "“Kanden”, novo single do Kenshi Yonezu"
  • Olá :)
    Como vai?
    Eu vi um post seu sobre ele, gostei do clipe e da música, bem legal mesmo :)

    Quando eu assistia mais animes que hoje em dia ouvia muito mais música japonesa, mas é sempre bom ouvir :)

    Beijos e tenha um excelente final de semana

    • Oi, Sandro! Sim, eu apaixonei no menino desde o ano passado e agora estou vidrada em tudo o que ele faz. Espero que, um dia, ele consiga levar o talento dele para fora da bolha do Japão e outros países conheçam o trabalho dele. Eu escuto vários artistas e bandas japonesas, mas o Kenshi está em primeiro lugar no momento, sem dúvidas. Beijão e ótima semana para você! <3

    • Oi, Camila! Lacrou mesmo, né? Espero que você procure mais sobre o trabalho dele online e curta outras músicas também... Ele virou meu xodozinho no ano passado! Muito amor por esse japinha! Beijo! <3 <3 <3