php echo do_shortcode('[contact-form-7 id="19674" title="newsletter-signup"]');
-->
7 de agosto de 2020

Hoje começa a Sexta do Blog! #sextadoblog

Tempo de Leitura: 3 min

Chegou mais um agosto e para comemorar o mês do blog com estilo, eu e alguns blogueiros começamos um projeto de blogagem coletiva para trazer de volta um pouco daquela blogosfera bacana de anos atrás, onde ganhar dinheiro não era o principal objetivo. O projeto se chama Sexta do Blog e foi uma sugestão do Adriel do Não me Venha com Desculpa. Em todas as sextas do mês de agosto, nós iremos postar assuntos relacionados a blogosfera, indicações de blogueiros, links e dicas interessantes, histórias e qualquer outro assunto que nos traga brilho aos olhos.

Eu comecei a blogar em 2004 e, neste ano, eu estou completando 16 anos de blogosfera. Através do meu blog, eu conheci gente de vários lugares diferentes (alguns pessoalmente, outros só virtualmente mesmo) e fiz boas amizades. Eu sempre gostei de escrever e o meu blog serviu, muitas vezes, como uma válvula de escape para lidar com as minhas ansiedades, inseguranças e frustrações. Além disso, também foi uma oportunidade para falar sobre coisas que eu gosto e conhecer pessoas que compartilhavam das mesmas paixões e que pensavam parecido comigo.

O blog já teve outros nomes lá no começo, como Cafee Blog, Blog da Fernandinha e Blog da Fernanda. Em 2005, eu comprei um domínio pela primeira vez e meu blog passou a se chamar Only Dreams. Nesta época, eu comecei a interagir mais com outros blogueiros e foi quando eu conheci boa parte dos amigos virtuais que guardo até hoje. Em 2006, eu fui hostee do Fall Apart por alguns meses (infelizmente, eu não lembro o nome da dona do blog — alguém me ajuda?) e depois resolvi mudar o nome do blog de novo e comprar um domínio só para mim.

Em meados de agosto de 2006, já com um domínio próprio, o blog passou a se chamar Confabulando. Na época, os domínios .com.br ainda não eram muito comuns para blogs, e eu mantive o .net ainda por algum tempo. Em 2014, eu finalmente consegui comprar o mesmo domínio que eu uso hoje em dia — ele estava registrado por outra pessoa e indisponível para compra nos anos anteriores. Eu lembro de ter ficado vários anos tentando comprar e quase infartei do coração quando apareceu “este domínio está disponível”.

Este ano, o Confabulando está completando 10 anos de história. Dez anos. Uau! Durante esse tempo, eu tive três hostees comigo por aqui: a Rafa (Poison), a Nani (Bee Queen) e a Carol (Glamorous). Diferente do que muitas pessoas estavam fazendo, eu nunca quis ter colaboradores no blog comigo, porque acho que blog é algo totalmente pessoal e deve ser escrito por apenas uma pessoa. Se várias pessoas escrevem, é um portal de conteúdo e não blog — minha opinião. Ou seja, eu continuo escrevendo “sozinha”.

Em 2016, eu vim morar no Canadá e minha rotina com o blog mudou um pouco, porque eu não tinha mais tempo para escrever. Ano passado, eu consegui voltar a blogar aos poucos e, este ano, estou aproveitando a quarentena para exercitar meus neurônios e desenferrujar a mente. Eu ainda estou longe de alcançar a minha meta (postar de 3 em 3 dias), mas eu sigo firme na luta.

Eu sinto falta de ler vários blogs "das antigas" e fico chateada quando alguém daquela época desiste de blogar. Lembro com carinho de várias pessoas que conheci através de blogs e espero que, mesmo longe da blogosfera, todos estejam bem. Para os que continuam nessa loucura, que o blog continue sendo um cantinho para abrir o coração com o mundo e compartilhar só coisas boas, mesmo que ele não te traga nenhum retorno financeiro — ahem, meu caso.

Então, hoje, nesta primeira #sextadoblog, eu quero mandar um beijo especial para quem ainda me lê (de verdade, obrigada pelo carinho!) e para todos que entendem que ter blog é sempre ter um quentinho no coração. Um brinde a todos os blogueiros que escrevem por paixão, assim como eu. Muitos e muitos anos de blogosfera para todos nós! :heart:

Participando da Sexta do Blog:
Adriel Christian · Aline Codonho · Ane Venâncio · Ayumi Teruya · Camila Tuan · Carol Justo · Fê Rodrigues · Luly Lage · Marina Velloso · Thami Sgalbieiro

Gostou deste post?
(1)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 comentários em "Hoje começa a Sexta do Blog! #sextadoblog"
  • É muito lindo poder conhecer a história por trás de um blog e esses caminhos/fase que a gente só passa aqui nessa blogosfera! Adorei o post ♥

    Beijos,
    Ayumi Teruya.

  • Meu blog também completou 10 anos agora em 2020, e o mais engraçado é que talvez eu até já tenha visitando seu blog antes nas outras versões que ele teve. Mas o Confabulando eu conheci graças a esse projeto mara que o Adriel organizou. É bom saber que ainda tem blogs lá do inicio da blogosfera ainda ativos e que tem ainda trabalhos incríveis para gente conhecer como o seu.

  • ai, Fê!

    mesmo não tendo tempo ou inspiração como a antes, a gnt sempre volta pra cá, né?! o blog é um local que acompanha os ciclos da vida. e veja só quantas fases ele já nos acompanhou... eu lembro de tanta coisa que vc já passou e compartilhou por aqui. lembro bem das "férias forçadas" q vc teve e foi curtir a vida na casa de praia, das conquistas e viagem. (lembra de Boston?!)...

    que a gente continue por aqui compartilhando amor e recebendo mais amor em troca. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas - Adriel Christian

  • Meu blog também serviu muitas vezes como uma válvula de escape para lidar com as minhas ansiedades, inseguranças e frustrações. Porque aqui no blog eu me sinto mais eu, não sei explicar. Aaaa também já fui uma hostee, o nome do meu blog era Colors mas com o subdomínio This Love Bug que era de uma colega da internet também. Adorava aquele meu bloguinho! Hahaha! Eu demorei pra ter um domínio próprio porque eu não trabalhava e na época estava na escola, daí ficava pedindo pro meu pai comprar um dominio pra mim e ele não queria, porque segundo ele eu largava todos os blogs que eu criava e que seria desperdício de dinheiro. Aí prometi pra eu mesma que iria criar um blog e ficar com ele por pelo menos 1 ano. Consegui, ele viu meu esforço e aí sim comprou meu dominio, que tá aqui até hoje, haha! Confesso que tentei colocar colaboradores no blog, mas não tive muito sucesso e preferi seguir só eu mesmo. Que post maravilhoso! Me trouxe várias lembranças aqui. Adorei!
    Beijos!

  • Oi Fernanda!
    Que post lindo. Tenho 17 anos de blogs e por mais que eu tenha tentado eu não consegui ficar sem um blog muito tempo durante esse período. Escrever faz parte de mim, mesmo eu ficando tempos longe do blog as vezes.
    Também nunca ganhei nada com o blog, ainda assim, não me vejo sem ele. Acredito que seja uma janela para o mundo, onde eu coloco em palavras muita coisa que passa pela minha cabeça e coração.
    A troca com quem lê o que a gente escreve é linda demais e eu adoro o quentinho no coração que sinto quando recebo carinho por aqui.

    Parabéns pelos 10 anos de Confabulando, que venham muitos outros.

    Um beijo <3

  • Que incrível sua relação com o blog. Eu também amo bloggar e escrever. Pode ficar fora de moda, mas sempre farei isso.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo em quarentena o blog tem dois posts novos. Não deixe de conferir!

    Até mais, Emerson Garcia

  • Esse projeto já se tornou tudo pra mim hahah o blog raiz, das antigas, é muito bom de se acompanhar. Eu amo muito poder acompanhar blogueiras que fazem isso por amor. O blog nunca vai morrer pq sempre estaremos aqui, resistindo.

    bjssss
    Carol Justo | Justo Eu