O tempo realmente voa.
Hoje, dia 4 de agosto, a Lica está fazendo 9 meses. Já está uma mocinha, mais arteira do que nunca e teimosinha até dizer chega. Parece que foi ontem que eu fui buscá-la para vir para casa comigo, mas já fazem sete meses... Sete longos meses, por sinal. Nesse tempo, nos conhecemos bem e aprendemos a fazer companhia uma à outra.
Para quem não sabe, o beagle é um dos cachorros mais ativos e mais difíceis de adestrar. Eles são brincalhões, carinhosos e adoram morder tudo — inclusive, suas mãos. Tratando-se de um filhote de beagle, a situação é ainda pior. Você precisa de paciência, vezes três, e muito jogo de cintura para ensinar o cachorro a fazer tudo o que você deseja. E, principalmente, para que ele obedeça os seus comandos.
Com a Lica, não é diferente... Confesso que em algumas horas ela deixa os meus cabelos em pé. Em outros momentos, tenho vontade de apertar e encher de beijos... Total #feliciafeelings, sabe? Ela é extremamente dócil, adora carinho e curte ficar horas roendo os brinquedinhos.
Com muita insistência, eu já consegui ensinar vários comandos a ela, como o senta, deita, dá a patinha, a outra patinha, de pé, aqui e na caminha. Costuma funcionar melhor quando eu uso o clicker e tenho algum petisco para dar como recompensa, mas acredito que com o tempo ela vai obedecer com mais facilidade — porque eu sei que ela entende quando eu falo, só não faz.
O que eu estou batalhando para conseguir agora é fazer ela caminhar ao meu lado, bonitinha, quando estiver com a guia. Como eu moro em apartamento e ela fica sozinha o dia inteiro, fico com pena de não deixar ela correr um pouquinho quando saio para passear com ela... Mas já comprei uma guia curtinha e estou tentando acostumá-la a me seguir de pertinho. Em breve, ela já vai estar fazendo direitinho. Certeza!
Filhote de cachorro é assim mesmo... Tudo tem que ser feito com paciência. A persistência é o melhor remédio! Fora isso, é importante encher o au-au de carinho, para ele ficar feliz e ser o companheiro incrível que ele pode ser... Ter cachorro é nunca mais se sentir sozinho. Não tem coisa melhor do que chegar em casa e ser recebido com festa todos os dias.
Que venham mais nove meses, nove anos e muitos momentos incríveis com a minha Liquinha! Em alguns anos, talvez eu compre mais uma cachorrinha para mim, para fazer companhia para a Lica enquanto eu não estiver em casa. E FIY, o nome dela também já está escolhido!