11 de janeiro de 2021

7 Resoluções para 2021

Tempo de Leitura: 4 min

Dois mil e vinte e um começou e eu tirei a primeira semana do ano para organizar a cabeça e refletir sobre os últimos acontecimentos de 2020 e também sobre o que está por vir neste primeiro semestre de 2021. A última semana do ano foi um tanto pesada para mim, então eu achei melhor me esconder dentro do meu casco para processar um pouco melhor as informações. Ocasionalmente, eu preciso fugir da realidade e aliviar meu estresse e frustração com coisas leves e supérfluas — sempre funciona.

Neste tempo, eu aproveitei também para pensar em algumas coisas que eu gostaria de colocar em prática em 2021 para me sentir melhor comigo mesma e com a sensação de “dever cumprido”. Eu tenho a mania de me cobrar demais o tempo inteiro (coisa de virginianas perfeccionistas), então eu fiz uma lista de coisas bem importantes e simples, que não devem me consumir muito, e espero conseguir realizar este ano.

1. Voltar ao meu peso ideal e cuidar mais do corpo

Esta foi uma das metas que eu estipulei em 2019, mas acabei não conseguindo cumprir e posterguei para o ano seguinte. Logo que eu voltei de viagem do Brasil, em janeiro, eu comecei a controlar mais a minha alimentação e me exercitar sempre que possível. Desde então, eu já perdi mais de 10kg e, para este ano, a meta é continuar reduzindo o peso até eu chegar no intervalo dos 60-65 quilos, que é o peso ideal para a minha altura. Estou bem focada e vendo ótimos resultados, então eu vou continuar seguindo o roteiro até alcançar a marca final. Bem-estar e aparência são importantes, mas saúde em primeiro lugar.

2. Criar uma rotina de cuidados para a pele e rosto

Por mais simples que pareça, esta é uma meta que eu não consigo seguir com muita disciplina. Eu não tenho o costume de passar hidratante no corpo ou limpar e tonificar o rosto diariamente, e sinto que isto é uma necessidade bem grande para mim, porque a minha pele é um misto entre seca e oleosa e eu tenho crises alérgicas de dermatite de tempos em tempos, que me incomodam bastante. Eu ainda não descobri qual é a melhor forma de fazer isso, mas estou testando algumas rotinas matinais e noturnas para criar o hábito e integrar isso ao meu dia a dia, sem fazer muito esforço. Vamos ver o que acontece.

3. Consumir menos açúcares e refrigerantes

Desde o ano passado, eu tenho mudado aos poucos a minha alimentação, comendo menos produtos industrializados e mais frutas e verduras. Para perder peso, a melhor tática é moderar nos açúcares e nos carboidratos (sem necessariamente cortá-los totalmente da dieta), e eu estou tentando manter esse hábito daqui para a frente. Além das bolachinhas e doces, eu também amo refrigerantes, então esta não é a meta mais fácil para mim, mas estou disposta a fazer um esforço para cumpri-la também, se possível.

4. Escrever diariamente

É difícil manter uma rotina de escrita quando não se tem uma rotina diária muito bem definida. E, para mim, isso é péssimo. Eu sinto falta de sentar na frente do computador e escrever, seja lá o que for, e eu gostaria muito de resgatar isso este ano. Estou tentando começar por manter o blog atualizado, postando uma ou duas vezes na semana, e ir aumentando a dose aos poucos. Quero escrever mais contos e, se a inspiração vier, terminar de escrever o meu primeiro romance. Ou só escrever, qualquer coisa.

5. Manter a cozinha limpa e organizada

Apesar de manter a minha casa incrivelmente organizada praticamente cem por cento do tempo, eu não posso dizer o mesmo da minha cozinha — shame on me, I know. Quem já me visitou, sabe que eu sempre tenho coisas empilhadas na pia e, dificilmente, lavo a louça depois de uma refeição. Sim, eu sei. Eu preciso melhorar. Estou adicionando essa meta na lista de resoluções para 2021 também, porque eu preciso criar vergonha na cara e manter a minha fama de neat freak. Deus me ajude! :tongue:

6. Produzir mais artes e conteúdos gráficos

Apesar de atuar como designer há mais de dez anos, fora os projetos que eu faço no meu trabalho e os freelas que eventualmente peguei ao longo dos anos, eu não tenho muitas artes publicadas online — a começar pelo meu portfolio digital, que está no limbo há anos. Então, este ano, eu quero focar bastante nisso. Criar mais, divulgar o meu trabalho e me aventurar em projetos gráficos e criativos.

7. Fazer um upgrade no visual e no guarda-roupa

Esta é uma meta que eu desejo há anos, mas não consegui realizar até hoje por motivos de: eu preciso economizar grana. A situação não mudou muito para este ano, mas é melhor começar aos pouquinhos, devagar e sempre, do que ficar adiando eternamente. Ao invés de investir em peças básicas e acessíveis (como eu sempre fiz), a partir de agora eu quero focar em comprar itens mais únicos e elegantes, para ir moldando o meu novo guarda-roupa. Quero vestir roupas com cortes mais clássicos, para definir mais a minha estrutura corporal e valorizar as minhas características. “Roupa de usar em casa” vai ser um termo excluído do meu vocabulário para sempre. Chega, no more, c'est fini.

Doze meses, sete resoluções. Nada impossível de realizar, mas eu só conseguirei mantê-las com foco e persistência. Estou começando esta segunda semana do ano com um pouco mais de ânimo, mas ainda vem muita água pela frente. Enquanto isso, fico na torcida de que a vida volte a ser um pouco mais normal e que 2021 seja um ano de muitas alegrias e coisas boas na vida de todos nós. Boa semana!

Gostou deste post?
(2)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 comentários em "7 Resoluções para 2021"
  • são ótimas metas! esse ano eu decidi ir subindo um degrau de cada vez.. sempre procuro milhões de coisas pra fazer e nunca consigo cumprir nada.. agora estou separando minhas metas por semana, coisas simples.. micropassos! bom 2021 pra vc!

    abraços

    • Oi, Nat! Sim, metas simples e de curto prazo são sempre melhores no início, pois nos mantêm motivadas para seguir em frente com planos maiores. Eu também sempre me proponho a fazer várias coisas no dia ou na semana e acabo me atropelando no meio do caminho, então neste ano eu resolvi estabelecer metas mais simples e me dedicar em dobro para segui-las! Boa sorte para nós! Um beijo.

  • ai eu amei esse teu post, gostei que você focou no que é importante e possível
    em 2020 eu aprendi isso, não adianta querer o mundo, aprendi a separar o que é mais importante e o que pode esperar e foi assim que fiz as minhas metas. a primeira vou começar a cumprir agora (eu dei um tempinho para me "despedir") e não tomo mais refri, chega.
    Vou me permitir, no máximo, uma H2OH limoneto uma vez ou outra (pq eu amo) e a soda italiana, que é uma essencia doce com água com gás, fora isso, chega, fiquei 2 anos sem e nem me fazia falta

    a meta 5, da cozinha, também é uma meta, sempre deixo louça na pia e tenho pavor de faxina, por isso to tentando implantar aqui em casa o hábito de "usou, lavou", assim facilita pra todo mundo e ngm se sobrecarrega

    que seja um ano bom pra nós e que você consiga conquistar o que quer

    beijossss
    Carol Justo | Justo Eu?!

    • Oi, Carol! Concordo plenamente com você. É bom termos metas maiores, a longo prazo, mas no dia a dia são as coisas mais simples que fazem a diferença, por isso mesmo que eu não me comprometi com nada muito impossível em 2021... Eu também já fiquei alguns meses sem tomar refrigerante, mas diferente de você, eu sinto um pouco de falta... Agora, eu estou há quase dois meses sem tomar, mas tem dias que a boca saliva só de pensar em um copo geladinho de Coca-cola... Hahaha! Mas a gente aguenta no osso, pelo bem maior. Boa semana para você e tamo junto! Força na peruca! Beijo! <3

  • oie!

    suas metas são ótimas e acho que vc consegue, sim. só um esforçinho aí que dá!!! #oremos

    eu to adorando a sua volta à blogosfera e vários posts só em janeiro. é isso! não perde o pique e coloca em prática isso. <3

    sobre alimentação e peso: tamo juntooo. todo ano eu entro nessa luta. apesar de os resultados não serem satisfatórios, continuo tentando encontrar o foco. como vc disse: bem estar e saúde sempre.

    tem um perfil no instagram que é ótimo e cheio de dicas de cuidados com a pele: @bonitadepele. acho q vc vai curtir. ;)

    bj e boa sorte nas metas!

  • Oi Fernanda! 2020 não foi moleza pra ninguém, né? Ainda estou me recuperando dessa loucura que foi o ano passado. Torcendo aqui para que você consiga realizar as suas metas e que esse ano seja mais leve para todos nós. Um beijo e boa sorte (pra gente!). :*