php echo do_shortcode('[contact-form-7 id="19674" title="newsletter-signup"]');
-->
12 de agosto de 2020

7 Dicas para Resgatar a Concentração e Produtividade

Tempo de Leitura: 4 min

Com todo o caos que essa pandemia gerou em nossas vidas, realmente fica difícil se manter focado e produtivo o tempo inteiro. Nos últimos meses, além da constante preocupação em se manter saudável e longe do perigo, uma onda de desânimo tem tomado conta das nossas vidas. Ninguém mais aguenta ficar enclausurado dentro de casa e isso acaba sendo um dos grandes motivos por nossos dias estarem mais pesados e melancólicos.

Porém, sucumbir a essa energia negativa não nos ajuda em nada e ainda acaba roubando toda a expectativa das coisas boas que estão por vir em um futuro próximo, quando esse vírus não estiver mais roubando o nosso sono. Por isso, esse é o momento de vestir a armadura, respirar fundo e lutar contra essa força malévola que nos assola.

No entanto, essa não é uma tarefa fácil. Quando nossas energias já estão baixas, arranjar disposição para fazer e acontecer pode ser muito mais complicado do que imaginamos. Além disso, quanto mais tempo esperarmos para eliminar essa negatividade que aflinge nossa mente, mais difícil tudo se torna. É uma bola de neve ladeira a baixo.

Então, o que fazer quando o desânimo parece estar tomando conta de tudo? O que fazer quando você não consegue mais focar em nada? Como sair do ócio quando você precisa se manter ativo e alcançar resultados para seguir em frente? Uma cabeça organizada, com planos e metas, é o primeiro passo para iniciar essa caminhada.

Vamos lá? Preparar, apontar, fogo!

1. Crie uma rotina diária organizada e defina metas
Tudo começa por organizar a sua vida e sua cabeça para as mudanças que estão por vir. Quando você cria uma rotina e começa o dia de forma organizada, com metas claras e tarefas a serem realizadas, você acaba rendendo mais. Portanto, sente, pense e planeje o que você precisa fazer, definindo metas e prazos. Planejamento e preparação é tudo nessa vida.

2. Comece com tarefas pequenas e aumente a demanda aos poucos
De nada adianta começar com planos muito grandes logo de cara, porque eles serão difíceis de serem tirados do papel e a sensação de fracasso pode acabar te desanimando eventualmente. Começar por tarefas menores e sentir o seu progresso pouco a pouco é o que vai criar uma motivação maior para você eliminar as tarefas mais complexas que virão a seguir. Uma coisa de cada vez, sem dar passos maiores que a perna.

3. Estipule metas realistas e com prazos sensatos
No começo, tudo sempre é mais difícil, pois ainda não estamos acostumados com aquele novo padrão. Portanto, comece esse processo com metas simples e realistas, que você sabe que conseguirá completar sem problemas. Além disso, não seja muito rígido com prazos. Sensatez vai te levar mais longe, mesmo que o começo seja mais lento do que o esperado.

4. Foque energias nas suas horas mais produtivas
Se você não é uma pessoa matinal, determinar que você precisa acordar todo dia às seis da manhã e fazer uma penca de coisas não parece ser uma boa ideia. Se você rende melhor à noite, foque os seus esforços nas tarefas mais importantes do dia durante esse horário. Organize a sua agenda de acordo com os seus próprios critérios, não com o padrão que os outros esperam de você.

5. Implemente um sistema de recompensas pelo seu desempenho
Cobranças incessantes podem acabar tirando o nosso fôlego de forma muito fácil. Sendo assim, determine um conjunto de tarefas a serem completadas por vez e, então, se presenteie com algo para recompensar o seu desempenho. É importante reconhecer todo o esforço que você está fazendo e valorizar o seu progresso, mesmo que ainda seja lento num primeiro momento. Com o tempo, o seu desempenho tende a melhorar, assim como as recompensas que você pode dar a si mesmo. Seja justo consigo mesmo e incentive a sua produtividade.

6. Limite as suas distrações durante o dia
Se você é uma pessoa que se distrai facilmente, o ideal é restringir o acesso a tudo que vai tirar a sua concentração das tarefas que precisa fazer. Seja o celular, computador, livros, seriados, redes sociais, bate-papo com amigos, e por aí vai. Não é necessário cortar essas coisas do seu cotidiano de forma drástica, mas conheça as suas fraquezas, seja sensato e resista à tentação. Vai valer a pena no final das contas, com certeza.

7. Reserve momentos para o lazer e descanso
Todo mundo merece (e precisa) de momentos para relaxar e descansar a cabeça. Seja algumas horas por dia ou alguns dias livres por semana, como os finais de semana. Determine o que funciona melhor para você e se desligue das suas tarefas por alguns momentos. O lazer vai funcionar como combustível para o seu trabalho árduo mais tarde.

É importante salientar que não existe uma fórmula exata que vai funcionar em todo mundo. Cada pessoa tem gatilhos diferentes e cabe a você mesmo decifrar quais são os seus. Manter o otimismo e a determinação em dia podem ser fundamentais para ajudar você a sair dessa areia movediça e seguir em frente. Seja flexível e tente ajustar padrões de comportamento que funcionam para você, sem forçar situações que não te deixam à vontade.

Lembre-se que nada nunca vem de graça. Um pouco de esforço é sempre necessário para sair da inércia e, por vezes, acaba não sendo algo tão fácil assim de fazer — principalmente quando o ânimo já está lá no dedão do pé. No entanto, com um pouco de tempo e dedicação, você vai conseguir chegar onde precisa. Acredite.

Gostou deste post?
(0)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comentários em "7 Dicas para Resgatar a Concentração e Produtividade"
  • Olá :)
    Como vai?
    Boas dicas :)
    Geralmente eu anoto num papel tudo que tenho que fazer durante a semana e vou distribuindo durante os dias. Fora que chega a noite eu paro pra ver um filme, seriado, ler um livro, assistir um jogo,etc.
    Mas sinto muitas saudades de fazer umas coisas simples, como sair pra correr kkkkkk

    Beijos e se cuida

  • Eu amei esse post. Manter a produtividade nesse período realmente está dificil, passei dias sem rumo, sem saber o que fazer, sem animação, mas qnd comecei a me mexer, por menor que fossem as ações, tudo foi se ajeitando e tudo tem ficado mais leve. A gente precisa de uma rotina produtiva pra se sentir útil. Amei as dicas.
    Bjsssss
    Carol Justo | Justo Eu

  • Oi Fernanda!
    Gostei muito das dicas e do guia que criou nesse post.
    Concordo contigo quando diz que nada vem de graça e que precisamos nos esforçar sim para realizar o que queremos, mesmo que esteja difícil por conta da situação que só nós, brasileiros que vivem no Brasil, conhecemos.

    Mas vamos que vamos. Ficar parado vai ser ainda pior.

    Abraço!