15 de fevereiro de 2013

Usando e abusando do Evernote…

Já vou começar o post com uma frase para causar impacto: adeus Google Docs, olá Evernote! Pois é, gente! Depois que eu descobri o Evernote, estou largando o Google Docs de mão… Ele me foi muito útil de uns tempos para cá, pois como eu uso Mac, não tenho o pacote do MS Office instalado no meu computador — e eu acho o Open Office bem ruinzinho de usar. Sendo assim, sempre abria um arquivo de texto no Google Docs e fazia minhas anotações por lá… Bom, mas não mais!

O Evernote é um programa para organizar, armazenar e compartilhar informações, através de notas, que podem ser acessadas em diversos dispositivos ao mesmo tempo. Além de prático, esse aplicativo é muito fácil de usar. Você cria uma nova nota, adiciona textos, arquivos de áudios ou fotos e salva. Após a sincronização automática, você pode visualizar suas notas salvas de qualquer lugar do mundo, a partir do seu computador, celular ou tablet. Para quem adora fazer listinhas (eu!) ou está sempre escrevendo anotações em algum lugar, é uma ótima maneira de se manter organizado e com acesso a todas as informações que você precisa.

Você pode usar o Evernote para vários objetivos: para fazer listas, escrever textos (eu uso para escrever rascunhos pro blog), salvar páginas da web, guardar imagens e áudios, planejar e organizar arquivos e informações de uma viagem, compartilhar informações com amigos, coletar informações de diversas fontes em apenas um lugar, fazer anotações rápidas, entre outros… O legal do programa é que ele sincroniza todas as informações e te permite começar a escrever algo no computador e terminar (ou adicionar informações) pelo celular. O único porém é que você precisa estar conectado à internet para acessar suas notas. Caso esteja offline, ele só libera acesso às notas criadas ou editadas pela última vez no dispositivo em que você está usando no momento.

Apesar de simples, o Evernote tem tudo o que você precisa. A formatação de texto é básica, mas disponibiliza as ferramentas mais importantes e usadas (fonte, negrito, itálico, sublinhado, alinhamento de texto, lista, checkbox, tabelas e anexos), permitindo que você edite essas informações da maneira como preferir. Além das notas, você também pode criar cadernos, organizando esses conteúdos por tema ou períodos de tempo. Você também pode criar etiquetas nas notas, identificando cada conteúdo e podendo filtrá-lo através destas palavras-chave. Prático, simples e útil.

Eu já aderi de vez e estou sincronizada no Mac, iPhone e iPad. Cada um deles tem uma apresentação diferente, mas bastante semelhante visualmente, não causando má experiência, mesmo para novos usuários. Acho que a praticidade de poder acessar na rua, no trabalho ou em casa é o que me chamou mais atenção. Estou sempre criando lembretes ou anotando nome de livros e músicas, então esta é uma maneira ótimo de manter tudo sempre à mão. Já usei outros aplicativos de lembretes e notas, mas a interface do Evernote é muito melhor e suas funcionalidades atendem mais ao que eu estava precisando. Virei fã!

Evernote no Mac

Evernote no Mac

Evernote no Mac

Evernote no Mac

Evernote no iPhone

Evernote no iPhone Evernote no iPhone

Evernote no iPhone Evernote no iPhone

Evernote no iPad

Evernote no iPad

Evernote no iPad

Evernote no iPad

Achei que eu deveria compartilhar essa informação com vocês, já que me tem sido tão útil nos últimos meses… O Evernote pode ser usado em praticamente todos os dispositivos de comunicação eletrônica, como computadores (Windows e Mac), tablets e celulares (iOS, Android, Windows Phone, Blackberry, WebOS), e ainda pela plataforma web. É pra baixar e aproveitar! E depois não me digam que eu não avisei!

Gostou deste post?
(0)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 comentários em "Usando e abusando do Evernote…"
  • Quando eu conheci o Evernote ele só existia na versão web e eu já achei maravilhoso, daí ele só foi melhorando e ficando cada vez mais mágico. Virou item indispensável na vida! Amo muito!

  • Nossa, eu nunca tinha ouvido falar de evernote e, agora, é o segundo blog em que eu entro que fala sobre isso. Eu sou desorganizada de nascença (ou melhor, tenho a minha própria organização! rs), bem que isso me ajudaria… Mas com certeza, eu esqueceria de usar! rs
    Bjs

  • ai meu deus, quanto tempo não venho aquii :D desculpe o sumiço ahuauah

    não conhecia esse evernote, mas adorei! acho que é tão necessário para organizar coisas do dia-a-dia :DD
    adorei a indicação fernandaa :DD

    irei baixar logo :D

    beijo :*

  • Engraçado, o nome é suuper familiar mas não me lembrava de onde vinha.
    Parece mesmo ser super útil.. Acho que vou até baixar e testar. O GDocs ta me dando vários problemas de acesso.. Cheguei a migrar para o SkyDrive e até abri uma conta no Dropbox, mas nenhum me “cativou” de verdade, sabe? Fico usando enquanto procuro algo melhor.

    Você como sempre cheia de dicas bacanas *-*

  • Olha que dica legal! Pelo o pouco que eu conheço do programa (meu pai e o pessoal do escritório usam esse programa) ele mais parece uma caixa de tranqueiras que você pode deixar tudo organizado sem medo de perder nada. E o melhor é que você pode levar a caixa pra qualquer canto e ela não te incomodará. Rs.

    Nunca fui fã de usar o Google Docs, acho que usei durante 2 meses e deixei de lado. Vou dar uma chance ao Evernote! :-)

    Bjs!