31 de julho de 2017

Toronto 101

Antes de começar a contar mais sobre minha vida aqui em Toronto, eu acho interessante que vocês conheçam um pouquinho mais sobre a própria cidade. Uma breve apresentação, podemos dizer. Espero que estas informações sejam suficientes para fazer com que vocês queiram conhecer a cidade algum dia. E já adianto, é impossível não se apaixonar!

Toronto, Canadá

Toronto é a cidade mais populosa do Canadá, com cerca de 2,6 milhões de habitantes. A cidade fica localizada às margens do Lago Ontario (um dos Grandes Lagos da América do Norte), na região sudeste do país. Toronto é a capital da província de Ontario e também o centro financeiro e o maior pólo industrial do Canadá. Toronto é considerada a cidade mais multicultural do mundo, pela quantidade e diversidade de imigrantes que moram aqui e vem para cá anualmente.

Mapa do Canadá
Toronto está marcada com um coração, na região sudeste do Canadá

A Região Metropolitana de Toronto, ou GTA (Greater Toronto Area), abrange cerca de 25% da população total do Canadá. Considerando a população da GTA, aproximadamente de 6,4 milhões de habitantes, 45% deste total reside em Toronto. Em resumo, tem gente para caramba por aqui.

Toronto é dividida em seis distritos: Old Toronto (que inclui Downtown, West End, East End, Midtown e Toronto Islands), East York, North York, York, Etobicoke e Scarborough. Aqui não é muito comum usar os bairros como referência de localização (inclusive, eu só descobri o nome do bairro que eu moro no mês passado). Ao invés disso, utiliza-se o nome dos próprios distritos (localização mais ampla) ou a intersecção mais próxima do lugar em questão (localização mais específica).

Distritos de Toronto

Para explicar um pouco melhor, eu posso dizer que minha faculdade fica na intersecção Mortimer & Pape, porque este é o cruzamento de ruas ou avenidas principais mais próximo de onde a faculdade fica situada. Neste caso, Mortimer Avenue e Pape Avenue, como vocês podem perceber na imagem abaixo. Usando as intersecções, fica bem fácil explicar onde você mora ou para onde você quer ir quando pega um táxi ou um Uber, por exemplo.

Mortimer & Pape

O distrito de Old Toronto é onde fica toda a muvuca, o centro da cidade e a maioria dos pontos turísticos por aqui. É bem tranquilo fazer turismo pela região a pé, pois os lugares são bem próximos entre si. East York, onde eu moro, é a região mais antiga da cidade e tem um aspecto mais residencial, comparado ao centro e as regiões próximas ao centro. North York possui vários centros comerciais, faculdades e alguns dos centros de saúde da cidade. Nesta região, encontra-se também grandes áreas residenciais, com casas pomposas, amplos jardins e muitas crianças brincando nas pracinhas.

York é o menor distrito de Toronto, localizado entre Old Toronto e North York, e é conhecido por abrigar a maior comunidade negra da cidade, onde fica a Little Jamaica. Etobicoke é um distrito mais industrial e suburbano, situado na região oeste de Toronto. No lado oposto, fica o distrito de Scarborough, também considerado subúrbio de Toronto. É uma região calma, bastante arborizada e com ruas largas.

Como já deu para imaginar, Toronto é enorme. Percorrer a cidade de lado a lado pode tomar bastante tempo e, portanto, a importância do sistema de transporte público daqui. A região conta com 4 linhas de metrô, 11 linhas de streetcars e mais de 140 linhas de ônibus, oferecidas pelo Toronto Transit Commission (TTC). Além do TTC, outras linhas são disponibilizadas pelas empresas GO Transit, UP Express, Via Rail, entre outras. Diferente do Brasil, o transporte público de Toronto funciona muito bem e é possível chegar em qualquer região da cidade através de metrô e ônibus — mesmo que às vezes demore um pouco, por conta da distância.

Linha 505 de Streetcar do TTC

Toronto é uma cidade tranquila, considerada como uma das mais seguras do continente americano. Por exemplo, você pode andar pelas ruas da cidade de madrugada ser assaltado em cada esquina. A cidade conta com linhas noturnas de ônibus, o que significa que você pode ir ou voltar de qualquer lugar mesmo tarde da noite ou de madrugada sem muitos problemas.

Toronto tem 4 estações bem definidas. O inverno é marcado por temperaturas baixas, podendo alcançar -20ºC ou menos nos meses de dezembro e janeiro. E, claro, muita neve. O verão aqui é quente e úmido, ou seja, a temperatura parece ser mais alta do que é. Em dias mais quentes, eu sinto um pouco de dificuldade em respirar, pois fica muito, muito abafado. O outono é ameno e dá um toque colorido à cidade, com tons de verde, vermelho, laranja e amarelo e ruas cobertas por folhas de árvores. A primavera é sempre florida, com temperatura agradáveis e uma ótima energia. Na minha opinião, a melhor época para visitar a cidade é durante a troca de estações entre primavera e verão ou no início do outono.

Yonge Street é a principal rua de Toronto. Ela corta a cidade de sul à norte e se estende por 86km (para outras cidades ao norte). É uma das ruas mais movimentadas da cidade, com muitas lojas e endereço de alguns cartões-postais da cidade, como o Eaton Centre, a Yonge-Dundas Square e o Hockey Hall of Fame. Cruzando a cidade de leste à oeste, outra rua muito importante de Toronto é a Bloor Street. A linha verde do metrô percorre toda a extensão da Bloor Street e se estende ao leste pela sua continuação, a Danforth Avenue. A intersecção Yonge & Bloor e arredores apresenta muitas lojas de grifes, como Hugo Boss, Gucci e Cartier, e tem sempre muita gente transitando por lá.

Toronto é o lar de times como o Blue Jays (beisebol), Raptors (basquete), Maple Leafs (hockey) e o Toronto FC (futebol). A cidade também é a anfitriã de um dos maiores eventos cinematográficos do mundo, o TIFF (Toronto International Film Festival). Além disso, Toronto apresenta muitas opções teatrais e musicais para moradores e visitantes, principalmente no verão.

Kevin Pillar, jogador do Toronto Blue Jays

Se você precisa de uma comparação para entender melhor… Toronto é considerada “a Nova Iorque dos Estados Unidos”, pela semelhança no estilo e presença da cidade. Eu concordo plenamente, no entanto, aqui em Toronto as pessoas são extremamente educadas — ao contrário de NYC. Entre morar aqui e em NYC, eu escolho mil vezes Toronto.

E, só para finalizar, algumas informações práticas e rápidas. Toronto fica próxima à fronteira do Canadá com os Estados Unidos e a 800km de New York City (EUA), 840km de Chicago (EUA), 890km de Boston (EUA), 450km de Ottawa (capital do Canadá), 120km de Niagara Falls (na província de Ontario), 550km de Montreal (na província de Québec) e 4400km de Vancouver (na província de British Columbia, que fica do outro lado da país).

A língua oficial da cidade é o inglês, no entanto você escuta um pouco de todas as línguas por aqui, devido aos imigrantes. Lembrando que o Canadá tem o inglês e o francês como línguas oficiais e a capital do país, Ottawa, é bilíngue e fala as duas línguas igualmente.

Os habitantes da cidade são chamados de Torontonianos. Será que eu já sou uma também?

Gostou deste post?
(0)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comentários em "Toronto 101"
  • Boa noite :)
    Como está?
    Eu sabia um pouco sobre a cidade pois minha amiga foi fazer intercambio por ai anos atràs :)
    Ah, sem contar por causa dos meus vicios chamados esportes né kkkkkk
    Sou doido pra ir em jogo de baseball e hockey, principalmente.

    Beijos e se cuida
    Tenha uma excelente semana :)

  • É um sonho morar fora do Brasil! Queria ter coragem para seguir numa empreitada dessas e acho que o Canadá seria uma boa alternativa. Só ouço coisas boas sobre o país e cada dia fico mais curiosa para conhecê-lo.
    :)
    Beijos!

  • Cara, eu amei.
    Meu namorado é doido para morar em qualquer lugar da europa, eu só queria morar no canadá, pq parece muito tranquilo, eu via os vídeos do Leon caçando pokémon e ficava abismada, aqui no Brasil sair com celular na mão durante o dia já era perigoso e ele saia de madrugada pra caçar pokémon! Parece ser um lugar ótimo para viver. Quem sabe um dia?

    Beijos da Carol do blog Pink is not Rose 🖤

  • O que eu sei de Toronto aprendi com você e com Being Erica heh
    Você falou das instersecções e lembrei que no Urugua é bem assim também. Os pontos de ônibus sempre se referenciam pela esquina mais próxima :)
    Beijo, Fê!