29 de novembro de 2010

Sushi or not Sushi

No início deste ano, eu comecei a pegar algumas ‘pecinhas’ de sushi nos buffets de restaurantes, para experimentar e ver que gosto tinha. Sempre achei que comida japonesa era ruim, simplesmente porque sushi me lembra peixe cru e eu imaginava que o gosto devia ser bem ruim… A primeira vez, eu peguei só de curiosa; na segunda, porque queria ver se não era tão ruim mesmo quanto eu imaginava; e na terceira em diante, pegava porque eu tinha gostado mesmo… Mas até então, só pegava makis e uramakis (que são aqueles enroladinhos de arroz e alga), porque geralmente são os únicos tipos de sushi que eles servem em restaurantes self-service e porque peixe cru não me parecia ser uma boa ideia

Nesta época, eu trabalhava com uma colega que ama sushi e sempre elogiava muito a comida japonesa. Ela me falava que eu tinha que provar, porque eu ia gostar bastante. Me lembro também de ter lido um post no blog da Lusinha, onde ela contou a experiência da primeira vez que ela comeu comida japonesa… E ela adorou! Desde então, a minha vontade de ir a um restaurante de comida japonesa só foi aumentando. Eu não sabia se ia gostar (ou se ia odiar), mas queria fazer o teste e provar os legítimos, porque sushi de restaurante self-service não é a mesma coisa!

Sexta-feira passada, eu e minhas colegas de trabalho pedimos alguns sushis para comer ao meio dia… E daí pedimos também niguiris (que são as ‘trouxinhas’ de arroz com uma fatia de peixe cru em cima). Fiquei receosa antes de comer; mas, para a minha surpresa, achei delicioso… E neste sábado, eu fui jantar em um restaurante japonês, finalmente! Como nunca tinha ido, tentei pegar sushis bem variados, para experimentar um pouquinho de cada, mas alguns sabores não me apeteceram… Daí escolhi os com maior probabilidade de eu gostar! :wink:

Comi makis, uramakis e niguiris! Achei alguns bastante apimentados; mas, no geral, estava tudo bem gostoso… Provei um maki recheado com abacaxi, que apesar de ser um pouco temperado demais para o meu gosto (eu não gosto de nada muito temperado; o mínimo de tempero já é muito forte para mim), era bem diferente e saboroso. Os de kani são muito gostosos; estão entre os meus favoritos. Comi alguns makis de atum cru, que estavam gostosos também. Mas os niguiris de salmão são os melhores… Só de pensar, já me dá água na boca!

Gostei muito da minha experiência com comidas japonesas… O problema agora vai ser aprender a comer usando os hashis, porque eu sou meio descoordenada pra usar aquilo… Consegui a proeza de deixar um sushi cair no meu colo, mas isso a gente guarda como segredo, ok? E se quiserem me convidar para comer sushi a qualquer hora dessas, já antecipo que eu topo… Pena que eu demorei tanto para conhecer a culinária japonesa, porque é uma delícia!

Restaurante: Riversides Shikki Café-Bistrô & Lounge
Onde: Rua Padre Chagas, 44 – Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 3395-3885
Qualidade: :star1: :star1: :star1: :star0: :star0:
Opinião: O ambiente é bem legal, bem decorado e iluminado com luz fraca, o que deixa o clima super aconchegante. O único problema é que eu quase congelei lá dentro; o ar condicionado estava muito forte, deixando frio demais lá dentro. #tenso Quanto à comida, estava tudo muito gostoso, porém achei que não tinha muita variedade… Principalmente de niguiris. Fora isso, tudo certo. Os funcionários do restaurante são atenciosos e simpáticos. E o melhor de tudo: o valor do buffet de sushi não é tão caro, variando de 20 a 35 reais, dependendo se é almoço ou janta… Recomendo!

Gostou deste post?
(0)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

24 comentários em "Sushi or not Sushi"
  • Esse post me deu fome. Eu não sou de comer comida japonesa, mas tb posso dizer que gosto. ja faz um tempo que não como e esse seu post me deu agua na boca. Em relação ao peixe cru…sem problemas eu mando ver.

    Até mais”

  • Ah, tem que comer num japa de verdade! Japa nào é só sushi e sashimi… Graças a Deus! Eu gosto de prato bem morto, tipos os teishokus deliciosos do Porque Sim, o lamem maravilhoso do Kazu… Tenho horror de japones estrelado e metido!

  • Nunca comi sushi, por medo de pegar e não gostar. Mas assim que tiver uma oportunidade eu vou provar.. aushuahs vc me deixou com água na boca.. *–*

  • Que bom que gostou ^^!! Eu adoro comida japonesa.
    Os preços dos buffets ai no Brasil são beeeeem mais baratos do que aqui na Holanda, últma vez que eu fui ao Brasil em 2007 eu só comia sushi hahaha xD
    Aqui é muito caro e as vezes paga 1 euro por sushi. Dai aprendi a fazer e faço em casa pq sai mais barato :)

  • Ahh outra coisa que vc deveria experimentar é Wok (tailandesa/chinesa). Funciona assim.. vc pega seu prato e se serve num buffet de legumes, temperos e outros condimentos. Dai vc pode escolher opções como milho, tomate seco, cogumelo, cebola, etc e dai vc escolhe tb uma carne (podem ser salmão, frango, camarão, entre outras) e dai escolhe o molho. Com tudo escolhido vc entrega todos os ingredientes do seu prato para o Cheff, que coloca tudo numa frigideira enorme (wok) e refoga tudo. É uma delicia!! :D

  • Mazaaahhh Fê!
    Eu também tinha preconceito com o peixe cru, daí fiquei curioso, tomei coragem e fui comer temaki.
    Gostei bastante, mas tinha achado que era muito arroz e pouco peixe, achei que não tinha dado pra sentir o sabor direito.
    Daí eu ignorei! Peguei uma receita de Sashimi, fui no Zaffari comprar Salmão (é caro pra car****!), fiz o bagulho e comi.
    Mto bom! Provei com outros peixes brancos também. Tão bom quanto!
    Dá uma sensação muito leve. Ao contrário de um bom churrasco que pesa mto!

  • Oi Fer! Adorei o titulo do post!! kkk
    Enfim, eu nunca comi mas morro de vontade, e sempre fico com um pé atrás. Qlqr dia vou provar um desses :)

    Beijaoo

  • Sushiii…amo muito!! A próxia vez q eu for para o RS com tempo vou fazer la em casa e te chamo….comeu algum com cream cheese junto….humm muito bom…eu faziz lá na NZ… Bjus

  • Eu adoro comida japonesa, duas vezes na semana é o meu jantar (hoje vou num festival!). Sempre vejo várias pessoas dizendo q não gostam, q não teriam coragem de comer algo cru, mas é só até experimentar. Meu mairdo mesmo não gostava, começou a sair com o pessoal do trabalho e agora adora! ^___^
    É impossível não gostar, mesmo que não curta peixe cru, tem tantas opções!
    O que eu mais gosto são os temakis, hot rolls doces e sashimi, nham! :9

  • Hey ^^

    Queria passar da experiência e gostar como vc, mas não tem jeito não vai kkk sou pior pessoa quando o assunto é comida tenho um problema desde pequena (psicológico) de não comer nada verde, então começa por aí no prato nadica da cor ver please! depois vem o tempero suave sempre ( e nunca a cebola em pedaços) pimenta ou qualquer tipo de molho não como.
    Isso me acarreta tanttos problemas vivo ficando anemica, raramente como fora em lugares novos qual não conheça e por aí vai, nunca conheci alguém como eu kkkk

    Xoxo

    :: Loma

  • Fê, eu tb tinha um certo receio, até o meu namorado me levar uma vez e eu me apaixonei. Atualmente, vamos mais ao rodízio de comida japonesa do que em fast foods.
    Amo temakis, guiozas, sashimi.

  • Devo dizer que nunca comi comida japonesa na vida. =x E acho que jamais terei coragem também… Já não sou fã de peixe, que dirá dele cru? ;x Mas quem sabe um dia eu resolva provar…
    :*

  • Ain juro que eu queria gostar de comida japonesa,mas num consigo….num curto de jeito nenhum….mas aprecido quem gosta,quem me dera,td mundo fala tão bem!

  • Eu nunca comi comida japonesa ‘-‘ A não ser um maki ou uramakis (segundo a sua descrição) que a minha amiga tinha em casa e me deu para experimentar. Mas acho que estava na geladeira, não sei se tem o mesmo sabor dos outros… Eu sempre tive essa idéia de peixe cru e realmente não sei se vou gostar, mas quero muito experimentar! ^-^ Seu post já deu vontadinha, rs. Beijones *3*

  • Ahhhh, eu simplesmente sou apaixonada por comida japonesa! No início tinha esse receio, e quando experimentei, quase botei tudo pra fora, uma sensação de nojinho mesmo… Mas me forcei, deixei de frescura e hoje é uma das minhas comidas favoritas! Tirando a comida baiana, claro! rs
    Fê, adoro ler teu blog, embora não seja muito de comentar, sorry! Keep it up! Beijo

  • Suhi, ame-o ou deixe-o! É isso que acontece, todos tem receio de comer porque imaginam que peixe cru tem “gosto de peixe cru”, hehe. Mas por incrível que pareça, o peixe cru não tem gosto de peixe. O salmão chega a ser adocicado #delicia.
    Ainda lembro da minha primeira vez, hehe. Depois que me tornei adepta do sushi, hoje sou #viciada e não consigo ficar mais de 15 dias sem comer. O corpo pede.

    Será que essa sua colega influenciadora seria euzinha?

    Aqui em Porto Alegre, para mim o melhor sushi é o do Daimu – @daimu_poa. Vale muito a pena o festival que servem ao meio dia. O preço é muito mais barato que os da concorrência e a qualidade superior. Aos sábados ao meio dia tem temak livre incluso. O único porém é que eles não oferecem sashimi no almoço. Mas realmente não faz falta. Tudo é muito bom.