17 de setembro de 2015

Questão de Prioridades

E, de repente, você olha para os lados e se depara com um mar de confusão… Seja porque você encerrou um ciclo e não sabe quais são os próximos passos ou porque a vida te lançou milhares de oportunidades ao mesmo tempo e você não sabe para que lado correr. É difícil decidir o que é melhor para você naquele momento, fazendo você se sentir perdido e até mesmo sem rumo. Tudo bem, isso é normal. Todo mundo, em algum momento da vida, se encontra nesta situação e se sente desta forma. Fique tranquilo, pois você não está sozinho.

Então você decide abraçar o mundo e fazer tudo ao mesmo tempo. Sim, pois você acredita que uma das opções escolhidas pode dar certo. É bem trabalhoso, mas as chances de funcionar são maiores. Por algum tempo, você até consegue conciliar as milhares de ideias, atividades e metas, mas chega um momento em que a sua força começa a se esvair e tudo o que sobra é o cansaço. E então você desiste de todos os planos e se sente perdido novamente.

Prioridades

Quando tudo está de pernas para o ar, o que você precisa fazer é sentar e achar o fio da meada. Refletir bastante e entender o que quer e deseja de verdade. De nada adianta você querer fazer várias coisas diferentes, se não sabe por onde começar ou o que é importante para você.

Por mais que os amigos e familiares ajudem nestes momentos de confusão, o que você precisa é concentrar em você mesmo e esquecer o resto do mundo. Pensar sobre o que te faz bem, quais são seus sonhos, onde você quer chegar, o que pretende realizar, do que pode abrir mão, o que você não vive sem… Com todas as respostas em cima da mesa, você consegue estabelecer quais são as suas prioridades. E, então, dedique-se a elas, uma de cada vez.

Nada que é valioso chega em sua vida por acaso ou sem qualquer esforço. Dizem que as coisas mais gratificantes da vida são as mais difíceis de serem alcançadas… E isso faz todo o sentido do mundo. Você precisa ser merecedor para receber o que a vida tem de melhor para oferecer. No entanto, isso não significa que você precise sofrer ou abdicar de tudo o que você já tem. O que você precisa é de foco e dedicação. E, em muitos casos, paciência.

Foco, dedicação e paciência

Definir prioridades pode ser complicado. Como mensurar o que realmente é o mais importante para você? Como abrir mão de algo importante por algo ainda mais importante? Fazer esse tipo de escolha é difícil, mas é necessário. O que você precisa lembrar é que a ordem dos fatores não é definitiva ou imutável. As prioridades mudam. E amadurecem também.

Conhecer a si mesmo é fundamental para entender o que você necessita, de fato, em sua vida. E bom senso também é um fator indispensável… Você precisa construir um plano eficiente e traçar pequenas metas em um caminho de médio ou longo prazo, contemplando todos os degraus da escada que você deseja subir. Tente enxergar à distância, mesmo caminhando passo a passo.

Tenha um plano A, plano B, plano C e quantos mais achar necessário… A vida pode surpreender em algumas curvas do seu percurso e você não precisa jogar tudo para cima e começar do zero novamente a cada obstáculo. É preciso se ajustar, se adaptar e seguir em frente.

Assim que você estiver preparado e souber por onde começar, arregace as mangas. Não queira pegar atalhos, cortar caminhos, tentar enganar a ordem dos acontecimentos… Suor e trabalho é o que vai te levar para o topo, mesmo que o trajeto dure mais tempo.

Foque em um objetivo de cada vez e, então, despeje toda sua energia no que acredita que vai te levar ao destino desejado. Não desista facilmente e acredite que é possível chegar lá — porque é mesmo. Se chegar a um beco sem saída, tente uma nova abordagem. Se ainda assim não sair do lugar, passe para a próxima prioridade da lista. Não desanime se você não conseguir riscar um dos itens desejados, porque ainda existem muitos outros para serem explorados. Estabelecer os limites também faz parte do jogo, portanto saiba a hora de recuar ou alternar o foco. Ser flexível também é uma forma de vencer.

Seja flexível

Se for te ajudar, estipule prazos. Mas seja razoável: não queira tudo muito rápido ou deixe algo ser esquecido na memória. Prazos de três meses a dois anos são intervalos de tempo razoáveis, fazendo com que suas metas sejam justas e conquistáveis. Além de não esquecer ou perder de vista o que precisa ser feito, você ainda conseguirá traçar um plano de ação mais complexo, caso seja necessário. Estudar todas as alternativas e encontrar soluções diferentes é a estratégia mais inteligente. #ficaadica

Quais são as suas prioridades? Você está correndo atrás dos seus sonhos?

Não deixe para pensar sobre isso quando já for tarde demais. Reflita, imagine e planeje. É muito mais fácil conquistar o que deseja quando você está focado e dedicado. Arquitete planos e saiba definir as melhores estratégias, sendo sempre persistente e muito otimista. É tudo uma questão de se organizar e priorizar. Vamos lá?

Gostou deste post?
(0)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 comentários em "Questão de Prioridades"
  • Olá :)
    Como esta?
    Adorei o texto :)
    É bem dificil decidir o que são nossas prioridades na vida, mas não sendo egoista mas já sendo, agora sempre me coloco em primeiro lugar. Preciso tentar ser feliz, ir nos lugares que sempre quis e não tive companhia, ler os livros que ninguém comenta,escrever o que eu penso e não o que as pessoas estão acostumadas…e por ai vai kkkk

    Beijão e se cuida

  • Postagem bem interessante. Muitas vezes temos sonhos, mas não conseguimos transformá-los em metas e focar no objetivo.
    Beijos e carinhos, fica com Deus.

  • Fernanda! QUANTO TEMPO!
    Não sei nem se tu vai lembrar de mim, hahaha, mudei tanto de blog, parei um tempão, e to tentando voltar de novo…. to feliz em vê o teu firme e forte!

    Esses dois últimos meses me peguei nessa situação de priorizar, agarrar sonhos, etc… Creio que estou tentando aproveitar cada chance que o universo me dá, e também to meio que abraçando o mundo, mas, acredito que em breve entrarei na linha mais certa da minha vida, enquanto ela não se manifestas, eu estou tentando de tudo!

    Beijão! :D

  • Olá ! Muito bom o texto, parabéns!! Sabe aquilo que você precisava ouvir? É incrível como essas coisas acontecem, de encontrar pessoas que adivinha os pensamentos alheios rsrs, estou passando por esse processo, os objetivos eu tenho, o problema é o foco e os planos que vivem ficando para trás por conta dos acontecimentos da vida. Mas faz parte , como você mesmo falou temos que ter muitos planos. O importante é não desistir e correr atrás dos sonhos. Preciso refletir muito e começar a agir. Obrigada pelo texto ótimo que me fez abrir os olhos.