23 de março de 2012

Porto Alegre é demais!

Esta semana eu vi muita gente compartilhando o mesmo vídeo no Facebook, mas eu não sabia do que se tratava… Ainda bem que eu resolvi assistir, porque eu #rialto com algumas pérolas faladas no vídeo. A ideia era mostrar algumas das coisas que o pessoal fala aqui em Porto Alegre, como gírias, expressões ou manias e trejeitos daqui. Quem conhece a cidade, sabe que é bem assim mesmo! Eu, apesar de ter nascido em Porto Alegre, morei a minha vida inteira em Canoas, que fica na região metropolitana e grudadinha em Porto Alegre… E daí me caiu os butiá do bolso quando, no segundo vídeo, eles falam de Canoas… Sério! Talvez não tenha tanta graça para quem não é daqui, mas a coisa é crítica mesmo… Você mora a quinze minutos de Porto Alegre e eles ficam dizendo que você “mora no interior”, só para te provocar. Lamentável! Hahaha!

Achei legal colocar aqui no blog, porque sei que tem muita gente que nunca veio para o Rio Grande do Sul e nem sabe como as coisas são por aqui. O vídeo também dá enfoque ao sotaque gaúcho, que nem todo mundo tem assim tão forte, mas é bem característico da região… Talvez quem não é daqui não vai entender algumas das situações, mas o vídeo em si já é bem engraçado, então vale a pena assistir para dar umas risadas… E quem rir da parte de Canoas não é mais meu amigo! Hahaha! #brincadeirinha

Faltaram algumas expressões clássicas daqui, como o “capazzzzz”, o “ah, tri” ou a nossa mania de chamar “reais” de “pila”, mas acho que em seguida eles vão fazer mais vídeos e vamos ver algumas coisas que ficaram faltando… Para completar o post com gostinho porto-alegrense, segue aí uma propaganda bem conhecida por todo mundo aqui, feita pela rede de supermercados Zaffari, para homenagear Porto Alegre no seu aniversário… Duvido que exista um gaúcho que não saiba cantar esta música! E ah, só para constar, no dia 26 de março de 2012, Porto Alegre está fazendo 240 anos… Então fica aqui a minha homenagem a esta cidade tão querida, que nunca foi a “minha” cidade, mas mora no meu coração!

Parabéns, POA, pelos 240 anos! :smile:

Gostou deste post?
(0)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 comentários em "Porto Alegre é demais!"
  • Fê, quem compartilhou esse vídeo comigo foi a Fernanda Aguiar, que é de lá! Ela postou o vídeo no Facebook, e citou meu nome, porque um dia comentei com ela que gostaria de saber como ela falava!
    Resultado: a-do-rei o vídeo :o)

  • nunca fui pra poa, mas tenho um amor por essa cidade!
    essa semana apresentei um trabalho sobre caio fernando abreu e luis fernando verissimo, meus dois gauchos favoritos!
    e tb amo chimarrao e por conviver com tanto gaucho aqui em portugal ja falo bah, tri e outras coisas haha
    meu amor por porto alegre só aumenta!

    beijooos

  • Achei bastante bacana essa homenagem que fizeram a Porto Alegre, tinha visto em um outro blog… e achei bem legal ^~^’

    Tem post novo no meu blog…. te espero lá ((:
    Bjs ;*

  • Eu não tinha muita curiosidade para conhecer Porto Alegre (é que antigamente eu tinha uma cabeça muito fechada e pensava que viajar era apenas aquela coisa de hooooras que a gente fazia em família pra visitar os parentes no interior), mas depois que minha mãe deu uns pulinhos aí à trabalho e me contou como é a cidade comecei a me interessar. Essa semana assisti o “As brasileiras” e pirei com as imagens que vi da cidade. Parece mesmo linda! Passou pro topo das cidades brasileiras que quero conhecer.
    Tem muita gíria gaúcha que eu nem fazia idéia! No segundo vídeo tem algumas que usamos por aqui também.
    E parabéns pra POA! Dia 29 é a vez de Salvador e Curitiba (:

  • Muito legal os videos!! Acho tãããão gostosinho o sotaque do RS
    *_*
    Dos estados do Sul do BR só não fui p/ RS, mas morro de vontade de conhecer POA e Gramado :D
    Bjuxxx guria!

  • Gostei dos vídeos! Acho lindo o sotaque gaúcho e tenho vontade de conhecer POA e a região.
    Do mesmo jeito que o pessoal daí ‘tira sarro’ com Canoas, a gente faz com Timon (cidade do Maranhão que fica do lado de Teresina. É só atravesar um ponte que você chega lá – e tipo, da minha casa eu consigo ver a cidade).
    No face também tem as ‘gírias’ e o palavriado piauiês, mas com imagens… Ainda bem que não começaram a fazer vídeos (tenho até medo das marmotas que sairia)
    ;*

  • Ler o seu post me fez perceber como eu não dou tanto valor assim pra minha cidade Fê. Na realidade eu não nasci em Joinville, nasci em Araquari, praticamente do lado. Mas apesar de adorar morar aqui, sei lá, eu não tenho essa paixão sabe? E nem é porque não sou natural daqui. Na realidade nem eu sei o porquê. #alok
    Mas tem algumas coisas que vocês falam que a gente fala também. Tipo o “guria”, essa de “dar 3 beijinhos pra casar”, de contar os números tudo meio abreviado hauehauea
    Mas Joinville é bem mais novinha que Porto Alegre, tem só 161 anos! Que diferença né? Nem fazia ideia que PoA já tinha tanto tempo assim!
    Muito bacana o post. E mais bacana ainda é ver esse seu carinho pela cidade ^^

    Kissu

    PS.: Me desculpe por não ter passado por aqui antes, não tenho conseguido organizar minha vida blogueira de jeito nenhum e nem de reservar um tempo maior para os blogs queridos :(

  • Eu adorei os vídeos quando eu vi na TV! Sério, pela primeira vez eu vi algo do jeito que os porto-alegrenses REALMENTE falam, nada daquele sotaque ultra forçado que geralmente aparece na Globo. Achei legal tu ter postado sobre Porto Alegre mesmo sem, de certa forma “ser” daqui. E quanto as brincadeiras com o pessoal de outra cidade, acho que foi e sempre vai ser assim… Eu que nasci e sempre vivi em Porto, também faço um pouco esta distinção de quem mora e não mora na Capital. Pode até ter alguma diferença, mas tudo isso faz parte de algo maior, que é o orgulho de ser gaúcho, não acha? :P

  • Tipo, foi ontem que Porto Alegre completou 240 anos. :o

    Minha cidade é considerada a 3º maior do estado, no entanto, o pessoal da capital (Palmas) critica muito o povo daqui, sabe?! Minha cidade é maior que a capital, mas o governador nojento não quis fazer desse lugar a capital. #todosgritam

    Eu te entendo, Fê, já passei, e ainda passo, por essa situação. Geralmente quem mora no “interior” ou cidade diferente da capital todo mundo critica, mas é assim mesmo…

    Tenho muita vontade de conhecer o Sul, será que rola este ano? Aguarde os próximos capítulos… Se eu for em Porto Alegre passar as minhas férias vou ver se consigo te visitar, tá?! Huahuaha..

    Bjs!

    P.s.: não comentei sobre os vídeos porque minha 3G insiste em não querer carregá-los. :-(

  • Não entendi tantas coisas nos vídeos, estou me sentido burra kaoshaishaushauslapsça
    Mas, conhecia o apelido de POA, hhehehehehe se eu não soubesse isso, só nascendo em outro corpo, pq neh kkkk