25 de outubro de 2017

Ouvindo Rádio Online com o TuneIn

Depois de tanto tempo sem ouvir rádio, eu descobri um aplicativo que me fez retomar este hábito. Há alguns anos, quando eu ainda estava morando no Brasil, eu comecei a ouvir rádio gringas pela internet para treinar meu inglês e escutar novidades musicais, que muitas vezes nem chegam ao Brasil. Foi nesta época em que eu me deparei com o TuneIn, um aplicativo de streaming de rádio e conteúdo online.

Ouvindo Rádio Online com o TuneIn

Nos últimos meses, eu tenho usado o TuneIn diariamente, para ouvir as rádios locais, conhecendo os hits do momento e acompanhando um pouco do cenário musical canadense também. Quando eu preciso sair de casa, eu sempre deixo o rádio ligado (e, às vezes, a televisão também) para a Lica não se sentir sozinha. Afinal, música é sempre uma ótima pedida, certo? E também porque eu já notei que ela fica menos ansiosa quando tem um barulhinho no fundo para fazer companhia… :happy:

O TuneIn é um aplicativo americano, com sede na Califórnia, que disponibiliza a transmissão de estações de rádio e conteúdo pela internet, tornando o acesso a músicas, notícias, esportes, podcasts e audiolivros ilimitado. A empresa oferece contas gratuitas e pagas, porém não exige que o usuário crie uma conta para usar o aplicativo. A versão gratuita não disponibiliza a transmissão dos jogos oficiais da NFL, MLB, NBA e NHL ou o acesso ao seu acervo completo de audiolivros.

TuneIn para iPhone
TuneIn para iPhone

A interface do aplicativo é clean e fácil de navegar. A versão gratuita, mesmo com banners e publicidade integrados ao layout, tem um visual agradável e uma boa usabilidade. Eu também testei outros aplicativos para transmissão de rádio, inclusive o iHeartRadio (que é bastante popular aqui no Canadá), mas o TuneIn foi o que me pareceu mais bem-apresentado, estável e confiável (no meu iPad, o iHeartRadio dava erro e fechava depois de alguns minutos tocando). Por fim, eu deletei todos os outros apps e deixei só o TuneIn instalado nos meus dispositivos.

TuneIn para iPhone

O TuneIn pode ser usado de qualquer local do mundo e permite que você escute estações de rádio locais de outras cidades e países, que é o grande diferencial para mim… Eu não sou muito fã de podcasts, então uso só para ouvir rádio mesmo. De vez em quando, eu sintonizo rádios de Los Angeles, Boston ou Chicago, para dar uma variada na seleção musical e ouvir notícias das regiões.

Outra coisa bacana do aplicativo é que, durante a transmissão de rádios locais, o áudio não é interrompido para reproduzir publicidade, que são apenas mostrados na interface — o que não importa muito, pois você não vai ficar ouvindo rádio enquanto olha a tela do app no seu celular ou tablet. Além disso, a qualidade do streaming é ótima e a rádio já começa a tocar prontamente após alguns segundos de buffering. Até agora, não tenho do que reclamar do aplicativo.

TuneIn para iPad
TuneIn para iPad

Você pode buscar por estações de rádio pelo local de sua preferência ou por estilos musicais — além de outros conteúdos, que também são classificados e organizados por categorias. Existe também a opção de marcar as suas estações favoritas, facilitando o acesso a elas cada vez que utiliza o aplicativo.

Aqui em Toronto, a estação de rádio que eu mais escuto é a CHUM FM (104.5). Recentemente, eu publiquei uma playlist com as músicas que embalaram a cidade neste verão. Eles tocam o estilo de músicas que eu mais curto, um mix de pop e rock e hits de anos atrás e também os mais recentes.

TuneIn para iPad

O aplicativo está disponível para iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry. Além de celulares, o TuneIn também pode ser baixado em tablets, no Kindle, em Smart TVs (Samsung e Panasonic) e alguns outros dispositivos (Roku, Sonos e Xbox One). Em resumo, é quase impossível não ter como baixar o aplicativo. A empresa afirma ter 60 milhões de usuários, 100 milhões estações de rádios e 4 milhões de podcasts. Ou seja, vários motivos para se tornar mais um usuário, certo?

Bom, fica esta dica então! Se tiverem interesse, baixem, testem e me digam se gostaram! Se conhecerem outros aplicativos gratuitos de rádios online e audiobooks, me avisem nos comentários, ok? Eu adoro testar novos apps — principalmente quando se mostram bons e úteis.

Gostou deste post?
(0)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários em "Ouvindo Rádio Online com o TuneIn"
  • Eu adoooooro o Tunein! Qdo cheguei na Irlanda fui logo procurando as rádios locais e tbm tenho minhas preferidas de outros lugares. É tbm um jeito de matar as saudades do Brasil (why not?), adorava ficar ouvindo as notícias (só um pouco pra não ficar irritada haha) do BR.
    Acho uma boa pra treinar o listening!!

    bjão

    • Oi Bia! Tudo bem?
      Que legal que você também usa por aí. Eu confesso que nunca usei para ouvir rádios brasileiras, mas para quem curte (e sente falta), é uma ótima maneira de continuar atualizado sobre a terrinha, né? E, sim, realmente ajuda bastante para treinar o listening…
      Beijocas para você! =*