1 de outubro de 2017

O Propósito de Um Cachorro

uma ou duas várias semanas, eu assisti o filme “A Dog’s Purpose” (em português, chamado de “Quatro Vidas de Um Cachorro”), lançado no início deste ano. Eu já tinha visto o título no PopcornTime há tempos e lido a sinopse, mas sempre achei que seria um filme triste para assistir à noite e acabava escolhendo outro. Depois de meses adiando a sessão, resolvi dar o play no filme e assistir de uma vez.

Meodeus, que filme mais lindinho! Obviamente, eu chorei litros. Acredito que se você gosta, tem ou já teve cachorros, também vai chorar ou ao menos se emocionar várias vezes durante os 100 minutos de filme.

Pôster do filme "A Dog's Purpose"

“A Dog’s Purpose” relata a história de Bailey (voz de Josh Gad), um cachorro que está tentando entender o seu propósito na vida. Durante o filme, Bailey nasce, morre e reencarna diversas vezes como cachorros de outras raças, vivendo com outras pessoas e em outros lugares. Durante as suas jornadas, ele se pergunta porque as coisas são do jeito que são e qual é a sua participação sobre o que acontece em sua vida e na vida dos humanos ao seu redor.

A história principal gira em torno de sua segunda vida, que começa quando ele é resgatado de dentro de um carro em um dia quente de verão por um menino e sua mãe. Eles o levam para casa e batizam o filhote de Bailey. Em poucos dias, Bailey aprende que Ethan (Bryce Gheisar) é o seu dono e quer passar o resto de sua vida ao lado dele. Eles crescem juntos e Bailey se sente muito feliz com seu melhor amigo. No entanto, vários anos passam e Ethan (K.J. Apa) vai embora de casa para cursar faculdade em outra cidade, deixando seu amigo para trás.

A Dog's Purpose, 2017

Fonte: IMDb

Por conta de sua idade e pela falta que sente do seu dono, Bailey adoece e morre. Ele então começa sua vida seguinte como uma cã policial chamada Ellie. Após algum tempo, ele entende que o propósito desta vida é ajudar seu dono, o policial Carlos, a encontrar e capturar pessoas. Foi uma vida de muito trabalho e disciplina, mas boa. Em um dos seus resgates, Ellie é baleada e encerra mais uma de suas vidas.

Bailey agora é Tino e sua dona é uma estudante universitária chamada Maya. Com o passar do tempo, ele percebe que a garota está sempre sozinha e é sua única companhia. Tino então entende que o propósito daquela vida é encontrar amor e felicidade para sua dona. Após completar sua missão e ver Maya casada e com filhos — e após ter tido uma vida cheia de muita alegria também — Tino morre de velhice.

A Dog's Purpose, 2017

Fonte: IMDb

Em sua próxima vida, Bailey é Waffles. No entanto, esta não é uma vida muito feliz para ele. Seus donos o deixam acorrentado no quintal da casa e não lhe dão atenção alguma. Certo dia, eles resolvem se livrar do cachorro e o abandonam num lote desocupado. Waffles, agora livre dos maus tratos, caminha pelas ruas da cidade em busca de uma nova chance de felicidade. Tudo muda quando ele se depara com um cheiro que lhe é familiar e ativa memórias de uma vida antiga. Seguindo pistas, Waffles encontra seu caminho de volta ao seu dono do passado, Ethan (Dennis Quaid), que agora já é um velho senhor.

Após resistir por alguns dias, Ethan adota Waffles e o batiza como Buddy. Ele então volta a pensar sobre o seu propósito junto a Ethan e tenta provar ao seu novo/antigo dono que ele é Bailey. Além disso, ele sabe que precisa ajudar Ethan a encontrar seu caminho na vida.

A Dog's Purpose, 2017

Fonte: IMDb

Não quero dar spoilers sobre o final do filme, mas é muito bonito. Eu chorei, obviamente. A história faz você pensar em várias coisas sobre nossos amigos peludos… Os questionamentos que Bailey faz durante o filme foram o que mais me chamou a atenção. Ele não entende porquê seus donos ficam tristes em alguns dias, ou porquê seus donos não brincam com ele todos os dias, ou porquê às vezes todo mundo vai embora e ele fica preso e sozinho em casa. Apesar de eu achar que cachorros são inteligentes para entender várias coisas, outras simplesmente não fazem sentido para eles. E este filme te faz compreender isso.

Não acredito que um cachorro reencarne e traga lembranças de suas vidas passadas consigo, mas esta história nos toca no coração. Cachorros veem a vida de forma mais simples e fazem do amor e alegria o seu objetivo de vida. Que isto nos sirva de ensinamento!

Assim que o filme terminou e todos os dias após ter assistido, eu só quero ter certeza de que estou dando todo amor que posso para a minha Liquinha. Quero que ela saiba que mesmo quando eu não posso estar com ela, ela ainda é importante para mim. Ela me mantém forte, me anima e enche minha vida de alegria. Cachorros são ótimas companhias. Não é à toa que dizem que eles são o melhor amigo que alguém pode ter. E, olha, eu concordo. Eles são mesmo.

Assistam o filme e voltem para me contar o que acharam. Se você tem cachorro (ou ao menos gosta de cachorros), eu tenho certeza que você também vai se emocionar com esta jornada canina contada pelo Bailey, Bailey, Bailey, Bailey. Só amor! :love:

Gostou deste post?
(0)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário em "O Propósito de Um Cachorro"
  • gente esse filme é muito amor! chorei que nem uma criancinha em todo ele! cachorros são os melhores seres do mundo, te amam incondicionalmente ♥