18 de julho de 2012

Maratona de filmes

Fazia tempo que eu queria me organizar para fazer isso e acho que agora finalmente eu vou conseguir… Sabe aqueles clássicos do cinema? Pois bem, eu nunca assisti nenhum… Sim, pasmem! E foi então que eu resolvi começar a baixar estes filmes e assisti-los ao longo dos próximos meses. Já tinha pensado em vários títulos para colocar na minha listinha, só com filmes antigos e renomados, mas daí eu resolvi ser mais radical ainda: assistir todos os filmes do livro “1001 Movies You Must See Before You Die” do Steven Jay Schneider, primeira edição, lançada em 2003. Neste livro, o autor lista os 1001 filmes mais clássicos de todas as décadas desde 1900, incluindo obras famosas como “Casablanca”, “E O Vento Levou…” e “O Poderoso Chefão”.

'Casablanca' e 'E o Vento Levou...'

Eu sei que a lista é grande, mas eu não tenho pressa em terminar de assistir tudo… Vou aos pouquinhos, conforme for sobrando um tempinho e boa vontade. Já comecei a assistir os primeiros e estou gostando da ideia de assistir filmes antigos e até em preto e branco… O primeiro que eu assisti da lista foi o “Vertigo”, do Alfred Hitchcock, que devo confessar, achei meio bizarro. Além deste, já assisti também “Doctor Zhivago”, “Casablanca” e “Breakfast At Tiffany’s”. Tem alguns filmes bem clássicos que não estão na lista, mas eu quero assistir também, como “Dirty Dancing”, “Flashdance” e “Footloose”. Estes três já foram! Conforme eu for lembrando de outros, vou adicionando lá… Tenho medo de nunca mais parar de acrescentar itens naquela lista! Hahaha! Paciência…

Mas é um desafio legal! Estou anotando quais os que eu já assisti da lista, além de marcar a data e dar uma nota para cada um deles… Comecei a colocar notas de 1 a 10 apenas, mas agora estou ranqueando com estrelas também, pois é mais fácil para classificar. Talvez um dia eu poste a lista completa, com as notas de todos os filmes, para vocês aproveitarem para assistir só os melhores. O que eu comentei com minha mãe e meu irmão é que nem sempre os filmes são considerados bons apenas por conta do enredo e da história em si, mas porque marcaram uma época por terem sido diferente de tudo o que já tinha sido feito e visto. A começar por “Doctor Zhivago”, de 1965, que eu achei completamente chato e sem pé nem cabeça, mas levou cinco estatuetas no Oscar. Vai entender…

1001 Movies You Must See Before You Die
de Steven Jay Schneider
A primeira edição deste livro, lançada em 2003, reúne uma lista com os 1001 filmes que você precisa assistir antes de morrer, elaborada por mais de 70 críticos de cinema e editada por Steven Jay Schneider. Nos anos seguintes, o autor relançou o livro, adicionando filmes mais novos e eliminando outros que já faziam parte da lista. Apesar de que as edições mais recentes do livro tem outros filmes bem famosos, como “Avatar”, “Batman Begins”, “Toy Story 3”, “Cisne Negro” ou “O Diabo Veste Prada”, eu preferi usar a lista original, que você pode baixar aqui (caso queira cumprir o desafio também), pois tem mais filmes antigos, que era o objetivo inicial da minha proposta. Assim que possível, eu quero comprar este livro — a primeira edição, de 2003 — para colocar na minha estante. Se alguém souber onde tem pra comprar, me avise, por favor. Pode ser em inglês mesmo, não tem problema! Já vi que em todas as livrarias daqui só tem as edições mais recentes, e mesmo assim os livros estão esgotados no fornecedor, então talvez demore um pouco até que eu consiga comprar o bendito. Mas deixa pra mim!

Bom, agora é só grudar na pipoca e puxar o cobertor! Esse ano vai ser regado a muito filme e histórias épicas.

Gostou deste post?
(0)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 comentários em "Maratona de filmes"
  • Faz um tempinho que comecei minha maratona de filmes. Mas não dessa lista e sim de uma lista pessoal (com uma mistura de críticas bem conceituadas). O que achei interessante é que quase nenhum dos filmes com boas críticas me agradaram… quase dormi neles. Vai entender. Gosto mesmo de dramédias, haha.
    Mas verificarei essa lista. Sempre vale a pena assistir a filmes, de qualquer forma. Não é perda de tempo – a não ser por Melinda e Melinda. Evite-o, por favor. haha
    Beijo!

  • HAHA Esse post é o resumo da minha vida, vivo pra isso! Tô desde 1900 e lá vai poeira tentando assistir os clássicos que me interessam e contando. x_x Negócio é que eu sou cinéfila, né, daí é difícil mesmo…mas espero que você consiga, Fê. ;)

    Beijos

  • Sou louca por filmes e também tenho muita vontade de assistir todos esses clássicos, mas e a preguiça de começar?
    Eu queria demais esse livro, tenho o “1001 discos pra ouvir antes de morrer”, que na verdade vai ser bem mais difícil de ouvir todos, já que os discos são mais inacessíveis…
    Mas agora que baixei a lista, quem sabe não começo a assistir?
    beijos!

  • Eu tenho essa lista e acredito que já assisti a maioria dela. Amo cinema.

    Recomendo a todo mundo que cumpram esses tipos de desafios.

    Agora, estou me dedicando a uma listinha pessoal de livros clássicos.

    Eu tentei listar 50 livros, mas fechei minha lista em 34 que estão em ordem cronológica e começa com a Odisseia de Homero e termina com Um Bonde Chamado Desejo de Tennessee Willams, mas tem no meio a Divina comédia de Dante, tem o Decamerão de Boccaccio…

    Enfim, ótimos desafios para se cumprir “before you die” kkkk

    Beijinhos e até!

  • Breakfast At Tiffany’s é ótimo! Está na minha lista de filmes preferidos! Achei super legal tu assistir a filmes antigos! Se puder, faz a listinha com classificação de estrelas!

    Aaah, sobre o livro, eu o vi ha um bom tempo a venda na Saraiva do shopping Praia de Belas. Mas, foi há bastante tempo mesmo, mas se tu fores lá pode falar com um vendedor e se eles não tiverem no estoque, tu podes encomendar! ;)

    Beijocas!

  • Nossa! Tem vários filmes clássicos que eu tenho vontade de assistir, e por preguiça de baixar, acabo nem assistindo! Aliás, até os novos eu ando com preguiça de assistir! Vou baixar a listinha pra ver, com certeza! Dirting Dancing, Footloose e Flashdance eu também já assisti, e assisto sempre que dá, adoro filmes com dança!

    Beijinhos,
    May ;*

  • Gostei muito da ideia e acho até que vou me inspirar em você , já que eu não assisti nenhum desses e me bateu a curiosidade.
    Tem muitos filmes por ai que eu não entendo como que ganham osacar… como diz você , vai entender né ?
    Bjs

  • Eu adoro filmes antigos! Os meus favoritos são Cantando na Chuva e O Mágico de Oz. Tenho vontade de assistir aos filmes da Audrey Hepburn…

    Beijinhos

  • Ah, está nos meus planos começar esse projeto. Eu quero o livro também, mas acho que vou acabar comprando a versão mais recente que sempre entra em promoção no submarino, mas baixei essa lista para acompanhar.
    Você está pegando os filmes de algum site especifico, ou vai caçando pelo google mesmo!?

    Adoro seu blog, sempre me inspiro nele.
    Smacks.

  • Eu preciso muito ver esses clássicos, mas quem disse que tenho tempo??rs Comprei dois livros do Eduardo Spohr e só li a metade de um! Queria ter mais tempo para ler direto, tem gente que lê muito e eu não consigo!

  • Baixei “The last song” e nunca assisti. SÉRIO! Li o livro e chorei tanto que fiquei com medo de assistir ao filme e me decepcionar igual crepúsculo e outras obras…

    A partir de setembro eu vou baixar vários filmes da listinha, que eu já coloquei na minha área de trabalho pra sempre lembrar. Contudo, vou começar pelos mais recentes e quando tiver paciência eu vou pros antigos.

    E sorte pra nós porque eu também tô nesse clima! :D

    Bjs!

    P.s.: Já perdi a conta de quantas vezes assisti ao dirty dancing. Minha mãe é viciada nesse filme, sempre assiste quando não estou em casa. E sim, eu fico com raiva por ela não me chamar pra dançar e chorar e sorrir junto com ela.