20 de março de 2016

Férias de verão no litoral fluminense e capixaba

Depois de mais de um ano de correria, eu finalmente consegui agendar minhas férias e sair um pouco da rotina do escritório para descansar a cabeça… Minha ideia era passar 15 dias na praia, aqui no litoral sem graça gaúcho mesmo, mas meus pais me convidaram para acompanhá-los a uma viagem pelo litoral fluminense (ou carioca, para os íntimos) e capixaba. Como eu tinha muita vontade de conhecer Vitória, a capital do Espírito Santo, aceitei o convite e arrumei as malas.

Nós saímos de Porto Alegre na manhã do dia 19 de janeiro, em um voo rumo ao Rio de Janeiro. Assim que chegamos no aeroporto, tomamos café (eu caminhei cerca de 20min para pegar um Iced Caramel Machiatto na Starbucks) e alugamos um carro para começar o itinerário da nossa viagem. Depois de algumas horas de estrada, chegamos em Saquerema, uma cidade pequenina e bonitinha na região dos Lagos, conhecida por ser a capital nacional do surfe.

Saquarema, RJ

Nossa passagem pela cidade foi rápida… Como estava garoando, demos uma passada rápida na Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, almoçamos e seguimos para o próximo destino.

Igreja Nossa Senhora de Nazareth, Saquarema, RJ
Igreja Nossa Senhora de Nazareth, Saquarema, RJ

Saquarema, RJ

No final da tarde, chegamos em Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, também na região dos Lagos. A chuva resolveu não nos dar trégua, então nem deu para aproveitar muito o resto do dia. Jantamos no Porto da Barra, em Manguinhos, e depois fomos para a pousada descansar. No dia seguinte, com o tempo um pouco melhor, conhecemos rapidamente algumas praias da cidade e caminhamos pelo calçadão da Orla Bardot, no centro de Búzios.

Búzios, RJ

Búzios, RJ
Na Orla Bardot, no centro de Búzios…

Búzios, RJ

Por volta do meio-dia, pegamos a estrada de novo. Com o tempo meio fechado, achamos melhor nem dar um pulinho em Cabo Frio, que fica do ladinho de Búzios. Uma pena! Mas tudo bem, fica para a próxima vez… Cruzamos a fronteira do estado e seguimos em frente. Cerca de 5h depois, chegamos em Guarapari, a principal cidade turística do Espírito Santo.

Não sou muito fã de lugares pitorescos e pequenos demais, então em Guarapari eu me senti em casa… Ô lugar lindo, viu? Cheio de obras da natureza por todos os lados, mescladas com o ritmo de cidade grande… Lojas, shoppings, calçadões, praças, prédios altos, asfalto, movimento. É, não adianta… Eu sou cosmopolita. Aprecio lugares reclusos, simples e com cenas incríveis de beleza natural, mas só me sinto em casa em centros urbanos… Urbanos mesmo.

Guarapari, ES

Adorei a cidade! Ficamos por lá dois dias e pudemos conhecer algumas praias da cidade, como Praia dos Namorados (onde ficamos hospedados), Praia das Castanheiras, Areia Preta, Praia do Morro (a mais bacana, na minha opinião, por conta do calçadão que vai de lado a lado na praia), Prainha, Setiba e Meaípe. Certamente eu voltaria para passar férias lá…

Guarapari, ES

Guarapari, ES
Praia de Setiba, em Guarapari… Muito linda!

Depois daí, foi que a viagem começou a ficar interessante… Seguimos rumo à Ilha Velha e Vitória, a capital do estado. Só que tivemos dois probleminhas: (1) a chuva só ficava cada vez mais forte e não tinha como descer para conhecer os lugares; (2) meu irmão adoeceu, foi parar no hospital e, por precaução, voltamos mais cedo do que o planejado para o Rio de Janeiro — que era a última parada da nossa viagem. Em resumo, as duas cidades que eu mais queria conhecer, Vitória em especial, eu não pude conhecer. Ah, o azar…

Menos de um dia após chegar em Vitória, pegamos a estrada novamente para retornar ao Rio de Janeiro. Os últimos três dias da viagem foram lá… Como meu irmão já estava fora de perigo, conseguimos relaxar um pouco. E, pelo menos, lá no Rio tinha sol e pegamos uma prainha. Yes! Eu aproveitei que estava de novo na capital carioca e marquei encontrinhos com a Bruna e com a Camille. Foi bem legal! Demos muitas risadas!

Rio de Janeiro, RJ
Registrando a brancura oficial no final das férias, com o pau de selfie do pai…

Dia 26 de janeiro, embarcamos novamente para Porto Alegre… Encerrei minhas férias no litoral gaúcho, onde consegui pegar mais um bronze e ler alguns livros. Passou rápido, mas deu para aproveitar um pouco. Férias sempre passam voando, né? Mas esta foi diferente, conheci lugares novos, li livros, reencontrei algumas pessoas queridas e saí da rotina. E já sabem, né? Vitória que me aguarde, porque certamente voltarei para conhecê-la… Dessa vez, de verdade.

Gostou deste post?
(0)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comentários em "Férias de verão no litoral fluminense e capixaba"
    • oi sandro! sério que você mora em vitória? nossa, eu nem sabia… mas eu nem consegui ver muita coisa, por causa da chuva e dos imprevistos! mas quando eu voltar aí, te aviso e marcamos um café, combinado? um beijão! =*

  • Quanto tempo levou do Rio até Buzios? É uma região que eu morro de preguiça de ir, pq acho que é longe pra ir daqui de carro, eu não curto ficar muito tempo dentro de carro não… Mas parece ser muito bonito!

    • então, paula… búzios fica a uns 180km do rio de janeiro. indo de carro, dá cerca de 3h… é rapidinho e vale a pena fazer a visita, sim! a região dos lagos é muito bonita e as praias em búzios também… não conheci muita coisa por lá, por conta da chuva, mas tudo que vi achei bonitaço… e o mar é verdinho! <3
      beijoooo