14 de dezembro de 2012

Escolhendo o piso…

As obras do meu apartamento estão chegando ao fim e, em seguida, vou precisar fazer os últimos retoques para poder me mudar de vez. Minha irmã — a.k.a. minha arquiteta — já desenhou os 3Ds dos móveis da cozinha, área de serviço, salas e banheiro (os quartos eu vou deixar para fazer mais para frente) e agora só precisamos fechar alguns detalhes para encerrar o projeto de layout do meu apartamento. Já contei a vocês sobre a minha cozinha em preto e branco, e agora vou falar um pouquinho sobre o piso que eu escolhi para colocar nas salas de estar e jantar e nos dois quartos. Tudo nos papéis, por enquanto.

Pensando se eu ia colocar piso laminado ou porcelanato, minha irmã descartou as minhas opções e me sugeriu usar piso vinílico, que está super em alta no momento. Além de ser prático, fácil de limpar e totalmente reciclável (oi, sustentabilidade?), ele tem alta absorção de ruídos — por ser um material macio — e evita os “toc-tocs” de saltos e outros barulhos que podem incomodar o vizinho do andar de baixo. Hoje em dia, existe uma variedade enorme de texturas, cores e formatos deste tipo de piso, dando ao arquiteto e ao designer de interiores ótimas opções para decorar ambientes.

Piso Laminado
O piso laminado é a melhor opção para quem quer usar “madeira” como revestimento e não quer gastar muito. Com várias opções de texturas e cores, o laminado imita fielmente a madeira maciça, em aparência, tons e até em ranhuras. Geralmente fabricado com madeira de reflorestamento, o laminado é mais resistente a riscos do que a madeira natural, por ser revestido por um filme cristalino de celulose, que impermeabiliza e dá brilho ao material. Tem este nome pois é produzido em camadas, tendo como miolo lâminas de fibras de madeira (HDF ou HPP) e, ao topo, uma lâmina decorativa. Apesar de ser mais prático e mais barato do que tábuas de madeira, é um piso que não favorece a acústica e exige alguns cuidados específicos para sua manutenção.

Piso Laminado

Porcelanato
Alta resistência à abrasão, durabilidade e variedade de texturas são algumas das principais características do porcelanato. Este piso cerâmico vem em diversos tamanhos e possui uma porosidade quase nula, sendo bastante impermeável e fácil de limpar. Pode ser usado em áreas internas e externas e em diversos tipos de ambientes, como quartos, salas, banheiros, cozinhas e halls. Tendo seus designs inspirados em pedras, madeiras, cimento, metal, couro, tecidos, entre outros, as peças de porcelanatos podem ser polidas (apresentando um alto teor de brilho e reflexo), acetinadas (com aparência fosca, gerando um menor desconforto visual) e rústicas (com características antiderrapantes, geralmente usadas para ambientes externos).

Porcelanato

Piso Vinílico
Muito comum em projetos de áreas internas, pois permite uma maior flexibilidade em sua composição, o piso vinílico tem se tornado um grande aliado dos decoradores e arquitetos. Com uma gama de cores, texturas e formatos, este piso é macio e térmico, proporcionando conforto e um isolamento acústico maior do que outros tipos de pisos. Sua maleabilidade permite que sejam feitos recortes e desenhos com suas peças, que podem ser em formas de tapetes, placas ou mantas. Este piso também é uma opção mais ecologicamente correta, pois é fabricado de materiais reciclados. Além das texturas mais tradicionais, o piso de vinil também apresenta modelos replicando tábuas de madeira, imitando sua aparência e sua textura ranhurada. É resistente ao atrito, não arranha e é fácil de limpar.

Piso Vinílico

Por todos estes motivos, eu acabei optando então pelo piso vinílico, usando texturas que simulam madeira. Já olhei alguns catálogos e também nos sites dos próprios fabricantes e já sei até a cor que quero. Como os móveis da minha sala serão brancos e as cadeiras e o sofá pretos, eu optei por um piso nem muito claro e também não muito escuro. Vou colocar em tons de madeira mesmo, meio caramelo, meio marronzinho claro. E olha como fica superbacana o resultado! A última foto da sequência é semelhante à cor que eu escolhi…

Acho que vai ficar bem lindão! O piso vai ser a primeira coisa que eu vou fazer assim que receber as chaves do apartamento, por isso eu já tenho isso bem decidido. Assim que eu conseguir voltar lá no condomínio para fazer a vistoria, já vou levar o marceneiro, para que ele possa fazer as medidas dos cômodos e me passe o orçamento dos móveis da cozinha, sala e banheiro. E além disso, vou precisar também colocar gesso nas salas e no meu quarto, para corrigir o desnível do teto por conta das placas de concreto, usadas na construção do prédio. Haja dinheiro!

Bom, e como eu ainda não sou ryca, estou escolhendo materiais que caibam no meu orçamento, de forma que meu apartamento fique bonitinho, apesar de simples, sem parecer desleixado. Não estou escolhendo os materiais mais simples, mas também estou fugindo dos mais caros… Vou indo no improviso! Mas tenho certeza que assim que eu colocar tudo o que quero dentro do meu futuro cantinho, ele vai ficar a coisa mais linda desse mundo

Gostou deste post?
(0)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 comentários em "Escolhendo o piso…"
  • Gosto dos pisos tipo porcelanato, porque são brilhantes (!!) e parecem um espelho. E imagino que são faceis de limpar, mas acho que são bastante escorregadios ne?

    Nós, quando decidamos fazer obras na casa, optimos pelo piso Vinílico (um bastante parecido com os dojos japoneses) porque para além de o chão não ficar frio no inverno – o que não deve acontecer com os pisos porcelanato, é um tipo de piso que dura bastante tempo.

    mas acho que no fim o que importa é deixar tudo ao nosso gosto e de forma o mais confortável possível, não?

    Acho que no fim o teu ap ficará lindérrim (?), porque tu tens muito bom gosto. Basta com olhar para as fotos que colocas-te no post. 8D

    Seria atrevido demais se te perguntasse quando tiver terminado, postes as fotos do apartamento para a gente ver o quão lindo ele é? *—*

    Beijokas

  • É aquela coisa né…de custo x benefício, porcelanato é mais caro, mas dura bem mais do que cerâmica e tal…Obra é um “buraco negro” no quesito orçamento :D

  • Deve ser uma etapa deliciosa essa de montar o apartamento, ver como serão as coisas, piso, decoração, móveis, cor, enfim… deixar tudo do jeito que a gente quer!
    Eu acho lindo o piso laminado mas pelas fotos, ele não tem muita diferença do vinílico né? Aliás, eu nem sabia da existência desse piso :P
    Beijos

  • Ah, piso vinílico é tudo de lindo! Meu apê é porcelanato, mas a contrutora já entregou assim, e eu no alto de meus seis meses de gravidez, não quis mexer com obra e adiar ainda mais minha mudança, queria que o bebê já nascesse no apê novo, então outros pisos ficam pro sonho de ter uma casa! Sucesso no apê, nesta nova fase, ter nosso cantinho é tudo de bom!

  • Ai que delícia, Fe! Fiquei super feliz quando você me disse no twitter que ia morar sozinha! Tá realizando um sonho, né?! Que Deus abençoe e que dê tudo certinho!

    Sobre o piso: o vinílico é ótimo, além de ter opções lindas, mas toma cuidado com a água nele :P (aprendi na aula de Técnicas Construtivas rs)
    beijoss

  • Esse piso laminado é um luxo, mas o meu favorito é o porcelanato, amo!
    Tenho certeza q vai ficar lindo, Fê. Boa Sorte e mostra pra gente, tá? bjos

  • Ahh, deve ser um sonho escolher cada item da sua própria casa né (no seu caso apartamento..rs)
    Dessas fotos o que eu mais gostei de todos foi o da primeira foto…não curto muito piso de porcelanato, são muito “brilhosos” pro meu gosto. Nunca tinha ouvido falar em piso vinílico (na verdade não entendo nada do assunto, mas do porcelanato eu já tinha ouvido falar), mas parece ser realmente a melhor opção, inclusive apra o planeta.

    Qdo seu apê estiver pronto você vai postar fotinhas dele né? Estarei esperando…rs…bjo!

  • Nanda, aqui em casa é tudo Porcelanato…é lindo, mas tem que ficar limpando sempre, pq qualquer sujeirinha que apareça, fica incrivelmente visível, então tenha a postos vassoura, pano de chão (pq até marca do pé fica no chão), eu tenho que passar aspirador e pano úmido quase todos os dias…é trabalhoso, mas na minha opinião é o piso mais bonito!!

  • Sempre é bom ter uma irmã para explorar kkkk’ ops…para nós ajudar haha’
    Vai ter que cumprir com que disse, já quero ver essas fotos da sua casa hehe pelas news vai ficar tudo muito lindo!!!