27 out 2016
Postado às 18:55 | 7 comentários
Categorias: Diversão, Pessoal, Viagens

Há pouco mais de um mês, eu peguei minhas malas — e minha beaglezinha Lica — e embarquei para o Canadá. Eu comecei a planejar essa viagem para cá anos atrás, para fazer tudo com calma e de forma organizada. Busquei todas as informações na internet, fiz uma lista de tudo o que eu precisava providenciar, li dicas e relatos de outras pessoas que passaram pelo mesmo processo e me organizei para embarcar até setembro deste ano. Setembro, meu prazo final. Fiz tudo o que estava ao meu alcance para conseguir vir para cá e, apesar de ter sido um percurso longo e estressante, deu certo. Estou aqui.

Embarcando para o Canadá...

Quem me conhece há mais tempo, sabe que eu morei em Toronto por alguns meses sete anos atrás e, desde que retornei para o Brasil, sonhava em voltar a morar no exterior. Aliás, isso é algo que eu sempre quis desde pequena... O lado bom dessa história é que sonhos podem se tornar realidade se você for realmente persistente.

Mas eu sabia que não seria fácil. Fiz todo o planejamento, montei planos de ação mensais e listei todas as opções possíveis para conseguir voltar para Toronto. Eram cinco possibilidades. Plano A, Plano B, Plano C, Plano D e Plano E. Nenhum deles envolvia vir para o Canadá como turista e ficar morando ilegalmente aqui, então eu precisava que tudo desse certo, no final das contas. E daí foi arregaçar as mangas, mergulhar de cabeça no objetivo e correr atrás.

Os últimos meses foram enlouquecedores — de todas as maneiras possíveis, acredite — mas eu sabia que valeria a pena. A verdade é que eu estava preparada e, mesmo com o azar sambando na minha cara, eu não desisti. Em alguns momentos, achei que nada mais daria certo, mas todo mundo ao meu redor me dizia que eu só precisava ter paciência e acreditar, porque eu merecia e estava batalhando por aquilo. Well, I guess so.

Obviamente, o plano que deu certo era a minha última opção: aplicar para cursar uma faculdade (college) aqui em Toronto. Apesar de ser a opção mais cara, era a mais provável que desse certo. Pois bem, aqui estou. Estou cursando Design Gráfico no Centennial College, a faculdade pública mais antiga da cidade.

Centennial College

Story Arts Centre, Centennial College

Ao longo de 2015, eu fiz todas as provas de proficiência e traduções de documentos necessários para conseguir aplicar em alguma faculdade ou universidade no exterior. No início deste ano, eu fiz a lista das faculdades de Toronto que tinham o curso que eu queria. A lista tinha cinco opções, mas eu acabei aplicando só em um lugar.

Em março, eu recebi a notícia de que eu tinha sido aprovada para estudar no Centennial College, para o semestre que inicia em setembro. Precisei do apoio financeiro dos meus pais para pagar a primeira mensalidade e alguns outros custos que tive, mas está dando certo por agora. O valor é bem alto, mas eu acredito que vou conseguir compensar todos estes gastos assim que concluir o curso, em três anos. #oremos

A partir de agora, vou compartilhar com vocês todo o processo da minha vida para cá e detalhes sobre como é morar no Canadá — além de, obviamente, mostrar coisas legais e lugares bacanas da região. Assim que eu tiver férias e tempo livre, quero fazer um pouco de turismo e retornar a Ottawa e às Cataratas de Niagara, o lugar mais bonito que já visitei na vida. Eu quero também conhecer Montreal e Quebéc, que ficam na província ao norte de Ontario.

Toronto, Toronto!

Ainda estou na correria, porque tenho aulas pela manhã e pela tarde e comecei a trabalhar em uma loja na semana passada. Em resumo, eu não tenho muito tempo livre. Quando tenho, estou estudando, fazendo os trabalhos do curso ou morrendo de cansada. Mas tudo tende a melhorar daqui para frente... Com exceção da temperatura, que já está bem baixa e quase congelante por aqui. Mas ó, se esse é o preço que tenho que pagar para morar aqui: vem ni mim, inverno! Eu estou pronta! :happy:


Comente este post
Para comentar este post, preencha os campos abaixo:

O seu comentário foi enviado com sucesso. Não foi possível enviar seu comentário. Por favor, tente novamente.

Comentários (7)
Vy Comentou em 28/10/2016 às 21:06

Ai, que demais! Tô esperando ansiosamente todos os posts sobre TO! Sabia que você tava planejando algo do tipo, hihihi... Que bom que no fim deu tudo certo! Com a situação politica aqui, ando pensando muito em sair do Brasil, mas essa parte do dinheiro é muito foda=( Mas quem sabe...

Sandro Honoraro Comentou em 30/10/2016 às 23:02

Boa noite,
Tudo bem?

Aí que irado!
Bom, te acompanho no Twitter e insta então sabia que estava aí (até já pedi coisa né, brasileiro é foda kkkkk) mas não sabia do processo todo que foi.
Aproveite a estadia e compartilha aqui no blog também :)
Sucesso :)

Beijos e boa semana

Fernanda Comentou em 18/11/2016 às 12:41

Oi, Fê!

Puxa, que legal essa notícia!! Espero que dê tudo certo com a faculdade e na sua vida!!

Um grande beijo!

Juliana Comentou em 5/12/2016 às 13:40

Nanda, não sabia que vc tinha voltado! Eu tenho um zilhao de perguntas sobre morar no Canadá, posso te mandar um email?!
Bjos!!!

Debis Lima Comentou em 18/12/2016 às 09:55

Que legal! Eu tenho super vontade de me mudar assim pra um lugar totalmente diferente de onde eu vim. Mas rolam muitas nóias tipo "como vou me manter num lugar que não conheço ninguém, nem nada" e tal. Mas já que você morou lá antes, e vem se preparando a tanto tempo, meu Deus, SÓ PODE DAR CERTO! :) Boa sorte! bjs

Lívia Bonilha Bonassi Comentou em 20/1/2017 às 06:35

Melhor lição da vida: sonhos podem se tornar realidade se você for realmente persistente.
Eu lembro que fiquei preocupada coma Lica (#aloka) quando você falou que ia viajar, mas fiquei tão feliz quando vi que você a levou junto <3
E eu jurava que já tinha comentado esse post o0
Por favor, Fê, poste mais sobre sua vida aí, adoro ler esse tipo de relato!
Um beijo e muito sucesso!

Paula Comentou em 2/2/2017 às 16:18

E a senhora só pq se mudou vai abandonar o blog? Nós queremos saber mais como está a vida aí!!!