12 de julho de 2015

Ei, volta, mundo blogueiro!

Lembra daquela época em que as pessoas escreviam em blogs para conhecer outras pessoas e trocar experiências? Quando elas vibravam porque alguém novo comentava em algum post? Ou quando elas recebiam um selinho de qualidade para o blog e falavam sobre isso com orgulho? Esse tempo foi embora há tempos… E o que eu tenho para dizer é que sinto saudades e que gostaria que tudo voltasse a ser dessa forma.

Eu comecei a blogar em 2004 e, desse tempo para cá, as pessoas que conheci através de blogs já nem blogam mais. As que ainda blogam mantêm blogs bem diferentes, mais segmentados e com a intenção de ganhar dinheiro. As outras sumiram de vez ou andam tão enlouquecidas da vida, que mal têm tempo de atualizar o tuinter… Quando alguém daquela época anuncia que vai voltar com o blog, tenho a sensação de que precisamos estourar um champagne ou algo assim… É muito emoção! :happy:

Volta, Mundo Blogueiro!

O meu blog continua sendo pessoal, eu continuo falando apenas sobre coisas que eu gosto (mesmo que ninguém mais se importe com isso) e eu continuo escrevendo por paixão. É muito legal ganhar uma graninha com publieditorial, fazer parcerias com marcas para sortear coisinhas para os leitores ou ter um alto número de seguidores em todas as redes sociais, mas blogar é muito mais do que isso… É doar um pedacinho de quem você é e esperar um pedacinho de outras pessoas de volta. O verdadeiro significado de o que é um blog foi distorcido e as pessoas não fazem questão de resgatar isso. O que é uma pena, mesmo.

Sinto que muitas pessoas começam um blog apenas para ganhar dinheiro e que a fama é mais importante do que saber que uma outra pessoa, que mora a 500km de distância, pensa e sente o mesmo que você. Sinto falta da época em que um comentário com palavras carinhosas era a melhor parte do meu dia, porque eu sabia que quem tinha escrito aquilo se importava comigo realmente… Hoje, já não tenho mais certeza disso.

Não gosto de visitar blogs bam-bam-bam… Eu gosto da coisa meio underground. Na verdade, eu curto ler blogs diarinhos, saber como foi o seu final de semana, ver fotos da sua família na sua festa de aniversário, entender o que se passa na sua cabeça, compartilhar os gostos musicais (e trocar indicações), saber quais são suas ambições. Sei lá, blogar virou algo tão comercial. Sei que é uma forma de trabalhar e se sustentar, mas não, obrigada. Eu quero o mundo blogueiro de antigamente.

Há alguns anos, a Rê Vitrola lançou o movimento Volta, Mundo Blogueiro!, que fala justamente sobre isso… De promover que as pessoas voltem a blogar como antigamente e que resgatem o sentimento do que é um blog de verdade. O tipo de “blog das antigas”.

O Volta, Mundo Blogueiro! voltou...

Agora, junto com mais algumas blogueiras, a gente está tentando trazer o projeto de volta… A vida anda meio corrida para todo mundo, mas logo as coisas engrenam com toda força. Convido todos a darem uma passadinha lá no site e conhecer quem está por trás desse projeto. Espero ter novidades em breve para vocês. E se você também sente falta do mundo blogueiro de anos atrás, entre em contato. Vai ser um prazer trocar ideias com quem deseja o mesmo que nós! ;)

Gostou deste post?
(0)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 comentários em "Ei, volta, mundo blogueiro!"
  • Hey :)
    Achei muito bom o texto e compartilho da mesma ideia.
    Pessoa hoje tem blogs para ganhar dinheiro, fazer propaganda e tal. Sempre tive o Rimas do Preto com o intuito de compartilhar minha vida e achar pessoas que se identifiquem com o que eu escrevo,que já passaram por algo parecido e tal.

    Beijos e se cuida

  • oi, muiito legal o post e a iniciativa. Quero começar a blogar e bem nessa vibe de compartilhar coisas boas que leio e me influenciam. Achei legal que ainda procura por isso sem ser só número.
    beijos

  • Oie dona Fê!

    “Nós vamos dominar o mundo!” kkkkkkkkkk
    Nada mais gostoso que estar nessa empreitada com você!

    O VMB é lugar de encontro de muita gente boa e com certeza renderá bons frutos!
    Beijos

  • Confesso que gosto de entrar em blogs mais badalados só pra saber de assuntos ,aos específicos, ver vídeos ,etc, mas na hora de comentar eu prefiro os que têm a pegada mais pessoal.
    Comecei a blogar mesmo em2007 e de lá, poucas pessoas sobraram. Das poucas que sobraram umas mudanram pra nichos específicos e outras continuaram do jeito que sempre foram.
    Com o blog eu compartilho momentos que eu posso reler alguns anos mais tarde e sentir aquela nostalgia. O ClumsyLuv já foi palco de três momentos da minha vida: a época da Biomedicina, a época que eu trabalhava e fazia pequenos cursos e minha jornada na Ufpi. Nesses 8 anos é claro que eu quis ganhar dinheiro. Tentei por anos parcerias com editoras e só agora eu consegui com uma das minhas editoras favoritas. Ultimamente meus posts mais pessoais são os do resumo do mês com fotos do insta, pq tem tanta coisa acontecendo comigo e que algumas não podem ser compartilhadas.
    Enfim, mimpolguei com meu comentário, mas sei bem que adoraria que aquele mundo blogueiro voltasse

  • Oi. Vi seu post através de um RT no twitter. E confesso que é bom saber que ainda existe pessoas que sentem falta do blog mas como era antigamente. Sim eu fui blogueira de 2009 a 2012-2013, mas acabei aos poucos me afastando. E hoje sinto muita falta, fiz parte de projetos que hoje não existem mais, fora as enumeras experiencias e amizades que ganhamos. Hoje a vida é corrida, mas se eu voltasse a escrever, seria como um diário mas com a essência de antigamente. Então boa sorte e hoje quando acompanho, os poucos que ainda restaram eu vejo o quanto era bom.. E sinto saudades. Boa sorte. ;)

  • Quanta identificação! Eu parei de blogar porque me sentia exatamente como você disse, Fê: “sinto que muitas pessoas começam um blog apenas para ganhar dinheiro”. Eu comprei um domínio novo faz tempo, mas ainda não voltei, porque ainda me sinto assim. :\ Bom, tomara que o projeto volte MESMO! :D