14 de agosto de 2012

Cansei do feice…

Foi-se a época em que o Facebook ficava o dia inteiro aberto no meu navegador… Essa era a minha realidade de uns dois anos atrás ou mais, mas não mais agora. Desde o ano passado eu já tenho diminuído bastante o uso desta rede social e posso dizer que agora o uso do mesmo é quase restrito. Teve uma época em que era legal ter Facebook, porque tudo ainda era novidade e a interação com os amigos ou pseudo-amigos era praticamente instantânea. Ou melhor dizendo, era legal quando o resto do mundo ainda usava o falecido Orkut (R.I.P) e apenas os mais ligados em tecnologia e internet tinham conta lá no “feice”…

Nos últimos anos, aquilo lá virou bagunça… Eu acho, pelo menos! Não tenho paciência pra ficar vendo aquele tanto de besteira compartilhada e um bando de gente me convidando para eventos que eu não tenho interesse algum — e que, muitas vezes, não vão acontecer nem no estado em que eu moro. O Facebook era legal quando eu entrava lá para saber notícias de um amigo que eu não via há tempo ou para olhar as fotos tiradas no aniversário de um prima ou tia minha e rir das nossas poses… O Facebook era legal quando a gente entrava lá para matar a saudade de alguém e não para stalkear a vida da pessoa e ficar sabendo de tudo o que ela faz ou fala. Porque convenhamos, nós postamos lá toda a nossa vida!

E foi exatamente por causa disso que eu deixei de usar consideravelmente o site no ano passado. Porque eu não queria saber de certas coisas de certas pessoas… Minhas visitas ao Facebook se resumiam em 5min, só para checar minhas mensagens e ler algum comentário que fizeram em minhas postagens e deu. Aba fechada. Criei o hábito de não acessar o Facebook diariamente — sei que isso é superdifícil para muita gente, mas, para mim, era muito mais difícil entrar e ler coisas que me magoavam, de certa forma — e com o tempo isso se tornou tão comum, que eu mal lembro que tenho conta lá.

No início deste ano eu deletei todos os meus álbuns de fotos (deixei apenas as fotos do mural e as mais recentes, de alguma ocasião especial) e parei de postar atualizações de status… Além disso, desvinculei o meu tuinter de lá, ou seja, meus tuítes não aparecem mais no meu perfil do feice. Também mudei as configurações de privacidade, deixando meus conteúdos visíveis apenas para meus amigos. Resumindo: quanto menos informação eu colocar lá, melhor…

Quem me conhece há algum tempo sabe que eu sou um livro aberto e não tenho problemas em expor o que eu sinto ou acho sobre qualquer coisa, mas isso às vezes é algo ruim pra mim. Por quê? Porque eu uso o Facebook praticamente para postar sobre os meus sentimentos e isso me deixa mais vulnerável ainda, afinal de contas. Ninguém precisa saber t-u-d-o o que eu sinto — meu tumblr já faz esse papel. Portanto, o meu perfil do feice anda meio desértico… E está ótimo assim! Pelo menos por enquanto.

Não vou excluir a minha conta lá (provavelmente nunca), pois este ainda é o único elo de contato que tenho com algumas pessoas que conheci há muito tempo e/ou que não são tão presentes na minha vida, como amigos que fiz quando morei em outros estados ou amigas de blogs ou fãs de algum artista em comum. Não acho que valha a pena me desligar de tudo isso por conta de algo que não faz mais a minha cabeça. A única diferença é que eu limitei o uso do bendito — para a nossa alegria! E já adianto, não me faz falta nenhuma…

Os únicos motivos pelos quais eu ainda acesso o site é para usar o Messenger para falar com algum amigo (leia-se Carlos e Bianca), para ler as mensagens que me enviam, para ler os comentários ou posts que fazem em meu mural e para atualizar a página do Confabulando. De vez em quando ainda posto algo pessoal, mas vou tentar reduzir isso também. Sei e conheço muitas pessoas que fazem plantão na frente do Facebook, mas a graça dele para mim já passou… Foi-se o tempo. Vou continuar com o meu bom e velho tuinter, que apesar de ser o mesmo que falar com o vento — é tão bom quando alguém nos dá um reply lá, néam? —, ainda não perdeu a graça e me diverte. Boa viagem, Facebook! Não tenha pressa para voltar…

Gostou deste post?
(0)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 comentários em "Cansei do feice…"
  • Oie tudo bem miga?
    Bom, eu gosto do Facebook, faz pouco tempo que aderi ao hábito de ficar navegando lá então p/ mim ainda é novidade kkkkk, o Orkut eu quase nem entro mais mas tb não vou deletar, tenho Twitter mas quase nem posto lá, o que aparecem são as minhas atualizações do meu blog, as novidades da minha lojinha mas eu mesmo escrever algo lá é muito raro então o Facebook p/ mim hj em dia é a rede social que eu mais acesso =) mas um dia vai enjoar tb kkkk
    Bjs flor!

  • Bom, eu admito que só “visito” o Facebook unicamente por causa do Café Life. Se não fosse pelo jogo, eu já teria deixado o site à muito empo. Provavelmente no mesmo dia em que me inscrivi. Não lhe vejo grande utilidade, sinceramente. x_x

    E acho que vou fazer como tu: colocar o menos possível de informação sobre mim. Aquilo virou um autêntico circo. Uma pena! ):

    Beijokas

  • Recentemente o tema facebook estava numa rodinha entre amigos.. onde estavamos comentando sobre a decadencia e a atual situação dele..
    Falamos assim como vc antigamente era novidade, pouca gente usava.. era as coisas compartilhadas eram mais seletivas e não a porcaria de hoje em dia.. Temos a mesma opinião.

    Hoje quase não entro, eu e a galera do flamengo né.. rsrs
    Uso mais o Twitter.. simples e pouca gente curte.. ou seja tem um pouco mais de qualidade rsrsrs..

    Bjs, Tali

  • Eu nunca fui de compartilhar muitas coisas só o que eu acho interessante mesmo.. ainda não cansei do facebook a esse ponto, mas acho que é por nunca usar tanto assim. Nunca fui de colocar muitas fotos ou de atualizar o status com coisas que eu penso ou estou sentindo, sei lá, não é como se as pessoas fossem se importar até porque as pessoas que mais gosto não são tão fãs do face, só usam de vez em quando. Eu gosto do face pq como você mesma disse a gente pode manter contanto com as pessoas e também podemos acompanhar notícias de filmes, artistas.. e até mesmo da faculdade!

    Beijo!

  • Parece q foi eu quem escreveu esse post! Tbm uso mto pouco o facebook, quase todo mundo eu coloco como “restricted” pra não ver nada do q eu posto (que sao só as fotos do instagram!) e tbm exclui quase todo mundo da timeline, assim não fico vendo as bobagens q eles postam!
    Só não excluo a conta mesmo por causa de algumas pessoas q eu só tenho contato por lá tbm!

  • Eu tava pensando justamente nisso dia desses…tô enjoando do Face e cada dia entro menos lá também. Primeiro por causa do trabalho, depois por falta de vontade mesmo. Ultimamente tenho entrado lá mais para conversar com algumas pessoas também, apesar de que eu ainda não consigo me desligar de lá por completo, eu ainda vejo algumas atualizações, comentários, fotos..mas não como antes, não passo mais tanto tempo lá….

  • Oi, guria! Também ando me desligando do facebook, cada vez mais… E tem me feito cada vez menos falta. Também fui estimulada por coisas que eu me sentia mal ao ler, mas tudo isso se somou a um trabalho sobre cybercultura que eu fiz, e acabei sentindo que estava jogando meu tempo no lixo ao passar todo aquele tempo na internet.
    Tem um sol lindo brilhando lá fora, viu? Daqui a pouquinho desligo isso aqui e fico mais uns três dias sem entrar, até realmente precisar falar com alguém. Beijinhos!

  • Entendo bem o seu sentimento.
    Eu só continuo com o Face por causa de algumas pessoas, pois é única forma para manter contato. Mas já não tenho saco para tantas bobagens que aparecem lá.

    Beijoos

  • nossa, se eu fizer isso um dia poderei dizer que estou me desintoxicando de um vício…hehe
    sou super ligada ao face, principalmente por ser a loka das promoções e viver participando de tudo que me interessa..hehe
    não sou muito fã dos compartilhamentos inúteis sabe, mas dá pra superar… e também uso pra conversar com meus amigos das antigas e pra deixar mensagens pro meu amor ler logo que chega do serviço (momento cute)
    pra mim será bem difícil deixar de acessá-lo um dia… mas parabéns pela iniciativa^^

    megaa bjoo
    ;**

  • eu deletei o meu faz um tempo e foi aliviante. FREEDOM! hahaha. não adianta, vc acaba vendo coisas que não gostaria de ver mesmo.
    a única coisa que me incomoda é que não fico sabendo de algumas coisas importantes hahaha. minha irmã está indo viajar no sábado e eu não sabia que ia ter uma despedida. um amigão do meu estava na fazenda dele e o celular dele não pega lá. Fiquei super preocupada pq tentei ligar em dias diferentes. Ele tinha anunciado no Face que estava indo para lá. Hahaha. Acontece. Valeu a pena igual.

  • Eu também não estou mais com a “febre Facebook”. Eu nunca fui lá das mais viciadas, até porque eu nem tenho lá muita paciência pra ficar postando, principalmente em relação a fotos (tenho que mudar isso, eu sei), tanto que tem mais fotos que me marcaram do que fotos que eu publiquei mesmo. Cada vez tem menos gente na minha timeline, não aguento mais ficar vendo certas coisas. O problema é que tem gente que pensa que aquilo é tumblr e fica postando bobagens toda hora. De vez em quando até que é legal, mas sempre, acabo perdendo a paciência!

    Eu entro mais é pra ver se tem alguma notícia da minha faculdade (já que postam tudo lá), se alguém deixou alguma mensagem pra mim, e pra falar com poucas pessoas que só usam o Face mesmo, porque sinceramente preferiria que o meu msn voltasse a ficar cheio e que eu não precisasse usar aquele chat…
    Beijos! :*

  • Vou confessar, nunca gostei muito, só criei por causa das pessoas que eu queria falar ~ acho que o facebook tem um design feio #PRONTOFALEI KJAOSKAOSLAPSLAP e agora com linha do tempo ~ não existe democracia ;( ~ que eu gosto menos ainda, é menos feio que antes, mas acaba com a privacidade da pessoa

  • Okay! Facebook com o passar dos tempos está virando, se é que já não virou, a nova versão do Orkut. Eu já usei Orkut, atualmente uso o Facebook, e amava em 2005 o Sonico, mas pra tudo há um tempo, né? #VOUCONFESSARQUE acho super estranho que apelidou o Facebook de Face. Sei lá, a palavra é feia abreviada.

    Lendo o post agora, Fê, lembrei de um ano atrás quando não existia esses negócios de compartilhar… Que saudade daquele tempo. Amava quando alguém postav algo e iniciava uma discussão a respeito do assunto tratado. Hoje as pessoas preferem compartilhar qualquer foto acusado o Cachoeira, mas não têm coragem de escrever a sua própria opinião e iniciar um debate. Não sei se tu percebeu, mas eu raramente, quase nunca, compatilho foto/vídeo/status porque eu primeiro penso no que vai fazer diferença na vida dos meus amigos e na maioria das vezes não vai acontecer nada.

    Um dia as coisas melhoram por lá. No dia que não existir mais o chat eu desativo minha conta porque usa a rede só por causa do chat.

    Bjs!