15 de fevereiro de 2012

Água Para Elefantes

Eu não disse que este ano eu ia ler mais? Não estou lendo tanto quanto gostaria (porque ainda estou dividida entre livros e seriados), mas o ano mal começou e já terminei de ler um segundo livro… Desta vez, o escolhido foi o best-seller “Água Para Elefantes”, da autora canadense Sara Gruen. Ouvi falar bastante deste livro no último ano, e depois que fiquei sabendo que ele virou filme, fiquei com vontade de conhecer a história. Comprei o livro ano passado mesmo, mas deixei ele entocado dentro do meu armário com os outros vinte e tantos títulos que ainda vou ler (se Deus quiser, ainda este ano)… Pra quem não conhece o livro, segue aí a sinopse.

Água Para Elefantes
de Sara Gruen
:star1: :star1: :star1: :star0: :star0:
Sinopse: Por 70 anos, Jacob Jankowski guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento – o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

O livro é bom, mas não mais do que isso. A história começa quando Jacob, aos 90 (ou 93) anos, está internado numa casa de repouso e começa relembrar da época em que viveu no circo, um segredo que guardou por mais de setenta anos. E então ele narra como ele entrou para o circo dos Irmãos Benzini e como se apaixonou por Marlena, a moça dos cavalos. Achei que a história demorou muito para se desenrolar e a leitura foi ficando chata, ao passo que as coisas não evoluíam e nada de muito interessante acontecia… As melhores partes do livro, para mim, era quando ele estava contando sobre os dias dele no asilo, porque ele o fazia com um humor sarcástico e, ao mesmo tempo, engraçado e de dar dó. Pensei muito sobre a vida durante estas partes… #fato

Depois da metade do livro, a história se desenrolou um pouco, mas não chegou a me envolver por completo. Gostei particularmente das partes em que a elefanta aprontava coisas, como fugir do circo e comer repolhos na horta de uma moradora da cidade em que estavam… Ou a tara dela por melancias! Foram partes divertidas. Mas daí a história ficou um pouco triste e acabou, assim do nada. Quando li os comentários da autora sobre o livro (na última página), as coisas meio que fizeram mais sentido e até me deixaram com água nos olhos, mas mesmo assim não achei sensacional…

No entanto, o que me chamou a atenção para o livro foi o filme, que por sinal, eu ainda não assisti. Pelo trailer, o filme parece ser mais interessante que o livro. Sem contar que os papéis principais são interpretados pelo Robert Pattinson e pela Reese Whiterspoon, que eu adoro. Estou apostando todas as minhas fichas no filme. Espero não me decepcionar, como aconteceu um pouco com o livro. Mas acho que ver o espetáculo da Marlena com os cavalos ou as peripércias da Rosie (a elefanta) vai valer a pena de qualquer jeito… Pra provar o que estou falando, resolvi colocar o trailer do filme aqui no post também. Vejam se não é fofo!

Alguém já leu o livro e viu o filme? O que vocês acharam? Vai ver eu não estava num estado de espiríto muito bom quando terminei de ler… Ou talvez o livro, realmente, não é tão bom assim. Ou as duas alternativas — o que é o mais provável. :smile:

Gostou deste post?
(0)
Comente Este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 comentários em "Água Para Elefantes"
  • O que me chamou a atenção para o livro tb foi o filme, mas eu ainda ñ assisti e tb perdi a vontade de ler o livro depois de ver alguns comentários negativos. Eu com certeza verei o filme daí se eu me animar leio o livro depois.
    BJosssssss

  • Hey Fernanda ^^

    Confesso que adorei o livro!! achei uma linda história de amor mesmo com perdas (como é a vida de fato). O final, aliás, não é lá muito previsível, mas também não é muito surpreendente. É um final um tanto diferenciado, considerando que não acaba nos tradicionais clichês do “e viveram felizes para sempre”. Jacob nos dá uma lição de vida e de superação. E isso, basta.

    O filme é fofo Fê – assista <3

    Xxx

    :: Loma

  • Sério que não é mais que bom? Nossa, eu esperava tanto que fosse mega envolvente e super ótimo. Ainda mais por causa dessa capa linda, hahaha. Quero ler só pra ver como é :O
    Beeijos, Fê <3

  • Eu nunca ouvi falar nesse livro (pode me bater), mas mesmo você falando que não gostou a sua resenha e a sinopse me encantaram, tanto é que ele acabou de entrar na minha wish list.

    Um livro que deixe de lado a fantasia e nos traga para vida é tudo de bom, mesmo que o final seja ruim. Como disse a Loma no seu comentário, a vida é feita de perdas e conquistas, difícil é aceitarmos o destino.

    Muito boa a resenha, preto lê-lo em breve.

    Beijos.

  • Duas amigas minha leram no ano passado e falaram que só do livro, fiquei bem curiosa pra ler.. e ainda não assisti ao filme também não! Confesso que me surpreendi um pouco com sua resenha porque só ouvi coisas boas do livro até agora, mas não desanimei não, gosto de tirar minhas próprias conclusões!

    Beijo :*

  • Eu sempre via este livro nas livrarias e pensava: Um dia eu compro, não agora.
    Ele nunca foi minha prioridade, confesso, agora então desanimei mais um bocado. Vou assistir o trailer quando chegar em casa (no trampo não abre youtube), e dependendo, decido se vou ler o livro!
    Abraços!

  • E li o livro e vi o filme em casa depois. Quando li o romance nem imaginava que fariam o filme. Quando vi o trailer no cinema quase tive um troço rs. Gostei muito do livro mas concordo que ele é não a oitava maravilha do mundo. O Filme é fofo! Tem uma fotografia bonita, aquelas roupas de época que eu adoro ver mais o ambiente de crico que também tem o seu charme, vale a pena.
    Beijos

  • Eu quero ler esse livro desde que a Lomita aí em cima postou resenha em seu blog! Assim que tiver oportunidade leio e depois vejo o filme!

    Beijos,
    May ;*

  • Vi o filme e quis comprar o livro mas, um amigo meu que leu o livro disse que era bem ruim. Ah, gostei do filme, sabe? Espero que goste também :)

  • Oi Fê! Tudo bom?! e o Carnaval, ficará por aí?! rs
    Ah não li esse livro e nem vi o filme! A irmã da minha cunhada não conseguiu ficar 15 minutos assistindo no cinema, disse que é triste rsrsrsrs estou sem coragem! Depois de assistir “Remember Me”, tenho um certo receio de ver esses filmes com o Robert Pattinson, prefiro A SAGA hahahahahahaha :P
    beijãozão e ótima sextaaaa!!!

  • Nossa, eu também ando dividida entre livros e seriados, estou lendo um livro por semana e tirando o atraso dos novos episódios dos seriados que assisto.

    Ainda não li e nem assisti Água para elefantes, mas morro de vontade.

    Estou seguindo aqui. Beijão.

  • Já ouvi falarem do livro e lembro da repercussão que foi na época da estreia do filme (com matéria pro Fantástico e tudo) mas nunca me interessei por nenhum dos dois (mesmo já tendo visto algumas cenas enquanto fazia compras nas lojas Americanas)
    Fê, obrigada pelo conselho. Optei pelo inglês mesmo, vou esperar o outro curso melhorar mais ou então eu acho uma faculdade melhor pra fazer Design depois. Tenho alguns planos pro inglês e espero poder realizá-los!
    ;*

  • Queria aumentar a quantidade de livros que eu leio também, e mudar o assunto, pq eu ando mudando entre assuntos de moda ou vegan =P
    Quando começo a ler várias resenhas em vários blogs do mesmo livro sempre fico tentando esperar pouco do livro pq sou meia traumatizada com isso kkk
    Só acho que eles deveriam mudar a capa do livro, pq faz parecer que livro é outra coisa, eu sou a única que meio que ler de acordo com a capa, se a capa é meio melancólica, já leio meio nesse estado O.o nem eu mesmo entendi que eu quis dizer #amoo – esquece tudoo que eu disse kkkk

  • Apesar de você ter dito que o livro não passa de bom, eu ainda quero muito lê-lo. De início eu não me contagiei e na verdade não fiquei nenhum pouco interessada no livro. Já vi nas livrarias e nem dei valor. Mas me arrependi depois de ter assistido ao filme por acaso quando estava passando na tv e eu estava à toa, no tédio. O filme é lindo demais e muito emocionante. Quase chorava quando a elefanta ou outros animais eram maltratados. Triste de doer no coração.

    Enfim, depois de ter visto o filme e ter gostado tanto, me sinto na obrigação de ler o livro. E olhe que geralmente não leio o livro depois de assistir ao filme correspondente. Mas esse não tem jeito. Não estou criando grandes expectativas nem nada, mas morro de vontade de lê-lo só pra ter o gostinho da história novamente e de maneira diferente!
    Beijos!